Conforto

Decoração

Reforma integra e proporciona amplitude para imóvel com planta dos anos 1970

Daliane Nogueira
25/06/2020 19:21
Thumbnail

Na reforma, a prioridade foi propiciar amplitude para espaço social do imóvel para favorecer o convívio familiar. Foto: Divulgação | Divulgação

Em busca de mais
conforto e espaço para curtir a família que estava crescendo, os
proprietários desse apartamento em São Paulo investiram em uma
reforma no imóvel de 168 m².
A construção, datada da década de 1970 – com seu amplo pé-direito e as largas esquadrias –, combinada com a vista privilegiada para a área arborizada no bairro do Jardim Europa foram atributos perfeitos para o projeto de reforma assinado pela arquiteta Carina Dal Fabbro.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A profissional explica que o projeto trouxe, como essência, uma proposta de ambientes funcionais e contemporâneos. Ao atualizar os conceitos de arquitetura de interiores, Carina apostou na integração dos ambientes para destacar a ala social e favorecer os momentos em família e os encontros com os amigos. Original, o piso de madeira foi mantido tanto pela beleza do material, como também pelo aconchego na composição e a proteção termoacústica.
Como regra geral, os tons neutros foram escolhidos como base em uma variação entre o cinza, off white e a madeira clara. “Trabalhei para ressaltar a sensação de leveza sem evidenciar nenhum modismo no décor”, destaca Carina.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Produzido sob medida, um móvel percorre a parede desde o estar até a sala de jantar, ocupando toda a extensão. Bem pensada, a marcenaria recebe os equipamentos do home theater e foi alternando profundidades e alturas para revelar a estante e o aparador. “Este detalhe permitiu a ideia de continuidade e fluidez no ambiente”, revela Carina. A estampa geométrica do tapete completa a atmosfera contemporânea do espaço.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Para acompanhar a mesa de vidro no formato quadrado, o charme da clássica cadeira com assento e encosto em palhinha.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A necessidade de um lavabo, fez com que se perdesse um pouco das dimensões da cozinha. Entretanto, o projeto primou pela funcionalidade, com o mobiliário planejado que recebe a maioria dos eletrodomésticos embutidos, a bancada de quartztone e os armários revestidos de branco e madeira.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um revestimento que imita o ladrilho hidráulico envolve o frontão da bancada e a parede da janela. As estampas, com desenhos diferentes, formam uma composição com movimento, trazendo um elemento mais lúdico para a cozinha.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
No lavabo optou-se por um piso de porcelanato que imita seixos e uma bancada com um corte funcional abrigando a cuba sobreposta.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A suíte tem decoração discreta e atemporal, onde o ponto mais importante do projeto foi conciliar dormitório, closet e o home office.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O desejo dos moradores era que os quartos das crianças pudessem acompanhar o crescimento, sem a necessidade de grandes intervenções futuras. Para o menino, predomínio do azul e espaço de sobra para brincar, além de estimular a organização, já que o pequeno pode guardar os brinquedos e acessórios nas prateleiras mais baixas e nos caixotes com rodinha inseridos na parte inferior da bancada.
A filha mais nova nasceu quando a obra estava quase no fim e a decoração segue a linha da praticidade máxima, com bancada para troca e armários baixos que facilitam o dia a dia. Destaque para a iluminação indireta que garante conforto nos momentos de descanso e amamentação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!