Projeto colaborativo

Decoração

Residência tem cada cômodo assinado por um escritório de arquitetura diferente

Luan Galani
05/06/2020 10:59
Thumbnail
Uma residência de 350 m² em um condomínio fechado de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para um casal com duas filhas pequenas e dois cachorros, está sendo projetada simultaneamente por mais de 10 escritórios de arquitetura.
A ideia foi capitaneada pelo Atelier 1901, uma incubadora para jovens arquitetos, que em vez de dividir a obra nas etapas convencionais, como projeto executivo, interiores, detalhamento etc, separou o projeto em cinco módulos (social, íntimo, serviço, área externa e fachada) e distribuiu as áreas para duplas de arquitetos e escritórios pensarem todo o espaço do início ao fim.
Outra vantagem em relação à execução do projeto em módulos é a indicação de um cronograma de investimento financeiro para o cliente. “Dessa forma, ao invés de ele precisar desembolsar uma quantia de dinheiro de uma só vez, conseguimos orientá-lo sobre o investimento por etapa, antecipando a necessidade de reserva de capital e garantindo a execução no prazo determinado”, explica o arquiteto Ismael Gustavo Zanardini, um dos sócios do Atelier 1901.
Embora muitas mãos estejam sobre o projeto, uma identidade única e estratégia projetual foram pensadas por todos juntos, antes de partir para a elaboração individual de propostas de layout para cada área da construção. "Um arquiteto se encarregou do desenvolvimento e unificação da proposta, que já foi aprovada pelo cliente. Agora, em duplas, os profissionais se concentram na elaboração dos projetos de cada módulo", diz Zanardini.
Ao todo são 15 cômodos. Depois de aprovada a proposta para cada área, compete ao cliente iniciar a execução.
"No começo a gente pensa que trabalhar com muitas cabeças no mesmo projeto não vai dar certo, mas tem sido um compartilhamento muito bom. Acho que todo mundo tem aprendido bastante um com o outro", conta a arquiteta Priscilla Tanaka, uma das responsáveis pela área social da residência.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!