Organização

Decoração

Está quase na hora de desmontar a decoração de Natal; saiba como guardar os enfeites

Camila Neves, especial para HAUS
06/01/2020 08:32
Thumbnail
Segundo a tradição cristã, neste 6 de janeiro é dia de desmontar a árvore de Natal e retirar toda a decoração das festas. Mas antes de guardar tudo de qualquer jeito e correr o risco de quebrar alguma coisa ou estragar enfeites, guirlandas e lâmpadas, é preciso planejar o armazenamento, assim como se faz com outros itens da casa.
“Com os objetos natalinos usamos as mesmas regras básicas da organização: categorização, setorização e identificação”, explica Ana Paula Ramlow, especialista em organização e sócia de Priscila Piovesano, na Componit Soluções em Organização. A dupla ensina como arrumar tudo direitinho para aproveitar os enfeites na decoração das próximas festas.

Desmontagem

Para guardar o pinheirinho, o segredo é tirar primeiro o que foi colocado por último. Vá retirando as camadas até chegar nos primeiros itens colocados, como as luzes pisca-pisca. Retire os enfeites com cuidado para não quebrar ou danificar as peças. Se alguma coisa quebrar, descarte ou arrume antes de guardar a peça.
O ideal é já deixar um aspirador de pó próximo ao local da desmontagem, para ir limpando os resíduos, como purpurina e galhos.

Limpeza

Os objetos, como bolinhas e enfeites de mesa, feitos de cristal ou vidro, devem ser limpos com um pano seco antes da armazenagem. A árvore de Natal também precisa de um cuidado especial. “Passe o aspirador de pó na função que assopra para ajudar a remover o pó. Colocar a árvore em frente a um ventilador também resolve”, afirma Priscila.

Acondicionamento

Primeiro, categorize os objetos em uma superfície limpa, separando bolinhas, enfeites, guirlandas, estrelas e demais.
A árvore de Natal deve ser enrolada em plástico filme, no sentido dos galhos. “Dessa forma o pinheirinho fica bem acondicionado, livre da umidade e das traças”, explica.
Bolinhas podem ser guardadas em embalagens reaproveitadas.
Bolinhas podem ser guardadas em embalagens reaproveitadas.
As velas e guirlandas também podem ser armazenadas em plástico filme e os enfeites de vidro e cristal devem ser enrolados em plástico bolha para melhor conservação.
As luzes pisca-pisca devem ser enroladas e colocadas em um saquinho. “Assim, evita-se que os fios embolem e as lâmpadas queimem”, explicam as especialistas.
As bolinhas podem ser armazenadas em caixas ou tubos plásticos. “Uma dica é reaproveitar as caixas de ovos ou os tubos de bolas de tênis, ou ainda colocar as bolinhas dentro de copinhos plásticos em caixas de sapatos para guardá-las de forma segura”, acrescenta Ana Paula.

Organização

O ideal é manter tudo em uma grande caixa contêiner em um lugar só. “As embalagens transparentes e etiquetadas facilitam a visualização e, assim, você não esquece nada na hora de decorar no próximo ano”, explica. “Como esses objetos só são usados uma vez por ano, você pode guardá-los em locais menos acessíveis como garagem, porões ou depósitos”, finaliza Ana Paula.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!