Chega de férias! Organize o canto de estudos para encarar o segundo semestre

Ter um espaço reservado para os estudos e também um cantinho para guardar todo o material escolar são algumas das dicas para manter a organização

Deixar o cantinho dos estudos organizado facilita na hora da tarefa de casa. Foto: Vivianne Pontes/divulgação.

por Eloá Cruz

29/07/2017

compartilhe

O período de férias está chegando ao fim e é hora de encarar o segundo semestre de estudos. Ter um local preparado e organizado em casa para isso é essencial em qualquer fase da vida escolar. Para não dar chance a bagunça, conversamos com a personal organizer Helen Feijó, que sugeriu algumas dicas para colocar todo o material escolar em ordem.

  • Crie um local fixo de estudos

Pode ser num cantinho do quarto, ou até mesmo no escritório. De acordo com a personal organizer, vale definir um espaço fixo para que a criança realize as tarefas da escola. “Muitas crianças gostam de estudar na sala de jantar. Nesse caso, o ideal é ter um lugar no quarto para guardar tudo depois da tarefa”, sugere a profissional.

  • Separe um móvel para organizar o material escolar

O ideal é que se tenha pelo menos duas gavetas para guardar os materiais mais usados durante a hora de estudo, assim como os livros mais consultados. Helen indica o uso de uma escrivaninha, ou de um criado mudo, para organizar o material. “Na primeira gaveta, podemos guardar os objetos de uso mais frequente como estojo e cadernos. Na segunda gaveta, dá para colocar os livros menos usados e materiais de pouco uso”, explica.

d3ececeb1931bc25b032bf9262fecb70

Setorizar espaços e definir um lugar para deixar a mochila da escola ajudam na organização. Foto: Pinterest.

  • Cada coisa em seu devido lugar

Para evitar a bagunça, a personal organizer sugere setorizar os espaços para guardar cada material em seu devido lugar. “Dá para usar pequenas caixas organizadoras, potes, para separar lápis de cor, tesoura, cola, cadernos e livros”. Segundo a profissional, deixar as gavetas e escrivaninhas organizadas e etiquetadas facilitam a vida do estudante e também dos pais.

  • Reserve um lugar para deixar a mochila

Deixe um espaço no guarda-roupa, ou mesmo num cabideiro, para guardar a mochila. Ter um local fixo para o acessório facilita na hora da tarefa escolar, assim como mantém o quarto organizado. A mochila pode virar até parte da decoração do espaço, se for pendurada de forma criativa na parede.

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você