Decoração

Saiba quais são as combinações de cores em alta na decoração deste Natal

HAUS
10/11/2016 21:58
Thumbnail

Fotos: créditos no texto

O pinheirinho montado, a guirlanda na porta e as luzinhas na varanda. Esses são alguns dos elementos decorativos que caracterizam o Natal e deixam as casas com a cara da festa, ajudando a preparar o espírito das pessoas para a celebração. Geralmente essa decoração tem tons de vermelho e verde, duas das cores mais emblemáticas da data, que vêm acompanhadas de enfeites como bolas e estrelas no topo das árvores.
Mas hoje existem outras opções, tanto de cores quanto de enfeites, para caracterizar a casa. Até mesmo o tradicional vermelho chega com uma releitura, sendo usado sozinho, sem a companhia do verde ou do dourado, como explica o decorador e designer Carlos Amaral, que tem mais de 25 anos de experiência com decoração natalina. Os atemporais prateado e dourado também estão em alta. O azul chega com força, assim como as candy colors, que vêm invadindo o interior das casas há algum tempo.
Sobre os enfeites, Amaral explica que há um movimento de troca das tradicionais estrelas no topo dos pinheirinhos por outros elementos, como anjos, arranjos e bichos de pelúcia. Independentemente das cores e dos enfeites, o importante é pensar sobre o estilo de decoração de que você mais gosta – mais tradicional, sofisticado ou descontraído – e trabalhar em cima disso, sempre pensando na harmonia das cores. Reunimos opções de decoração natalina em vermelho, prateado e dourado, azul e candy colors para você se inspirar. Confira:

Tradicional vermelho

Para uma decoração tradicional, é só apostar no vermelho. Não tem erro! A cor já é marca registrada da celebração e deixa qualquer casa com ares natalinos. “Confere um romantismo à decoração de Natal”, afirma Amaral. Além dos enfeites comprados, dá para criar, no melhor estilo faça você mesmo, usando a criatividade e materiais que você já tem em casa ou que são fácies de serem encontrados. Laços de fita de cetim para enfeitar as cadeiras e enfeites feitos com palitos de picolé são algumas opções.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Crafty Nest/Reprodução
Foto: Crafty Nest/Reprodução
Seguindo a tradição do vermelho, mas com uma releitura contemporânea, está o pinheirinho decorado com objetos nesse tom. A tendência é usar o vermelho sem misturá-lo muito ao verde ou dourado, como ressalta Amaral. “Laços grandes deixam a árvore ainda mais sofisticada”, afirma. Galhos secos e flores integram a decoração, assim como as tradicionais bolas com purpurina.
Foto: Noel/ParkShopping Barigui/Divulgação
Foto: Noel/ParkShopping Barigui/Divulgação

Sofisticação metálica

Tradicional, mas com uma pegada mais sofisticada, está a decoração em dourado e prateado. Ela pode aparecer em diversos ambientes da casa: desde a porta de entrada até a mesa da ceia. Os presentes embaixo da árvore também podem ser decorados com os tons, assim como os castiçais para as velas.
Fotos: Westwing/Reprodução (esq.) e Reprodução/Pinterest (dir.)
Fotos: Westwing/Reprodução (esq.) e Reprodução/Pinterest (dir.)
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Para dar um tom de sofisticação a esta árvore, foram usadas diferentes tonalidades do dourado com alguns toques de prateado, que ganham destaque em meio ao verde dos galhos. “Para inovar, é legal criar arranjos com diversas bolas, truque que dá um aspecto mais carregado, como se a árvore tivesse frutos“, explica Amaral.
Foto: Noel/ParkShopping Barigui/Divulgação
Foto: Noel/ParkShopping Barigui/Divulgação

Descontração azul

Azul também é cor de Natal, e já virou tendência, segundo Amaral. A cor confere um ar mais descontraído e até lúdico à decoração. Se você tem crianças em casa, talvez essa seja uma das melhores opções para que elas se divirtam com uma comemoração diferente. O azul pode aparecer em um item de destaque, como na árvore de Natal, ou em detalhes pontuais, como em uma guirlanda ou em enfeites de um aparador.
Foto: Horchow/Reprodução
Foto: Horchow/Reprodução
Foto: Honey We're Home/Reprodução
Foto: Honey We're Home/Reprodução
Para usar o azul no pinheirinho, Amaral aconselha a escolha de enfeites que sigam a mesma paleta, criando uma harmonia entre as bolas, fitas, flores e laços. Ursos de pelúcia reforçam o ar descontraído e lúdico proporcionado pela cor.
Foto: Noel/ParkShopping Barigui/Divulgação
Foto: Noel/ParkShopping Barigui/Divulgação

Decoração com toques doces

Esta dica também é para aqueles que querem inovar neste Natal: candy colors, ou tons pastéis. Esse tipo de cor vem ganhando força na decoração e já começa a aparecer com frequência na decoração natalina. Aqui o segredo é usar várias cores, mas sempre nessa tonalidade que lembra doces.
Foto: Westwing/Reprodução
Foto: Westwing/Reprodução
Foto: Reprodução/Casinha Colorida
Foto: Reprodução/Casinha Colorida
Foto: Reprodução/Brown Paper Packages
Foto: Reprodução/Brown Paper Packages
Gostou das dicas? Pois saiba que Carlos Amaral estará na loja temporária Noel do ParkShopping Barigui dando consultoria de decoração natalina aos clientes. Você poderá encontrá-lo na loja e tirar suas dúvidas nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), das 11 às 17 horas. O ParkShopping Barigui fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, no Ecoville.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!