Decoração

Sem cerimônia oficial com primeira-dama, Casa Branca revela decoração vermelha para o Natal

The Washington Post
27/11/2018 14:40
Thumbnail

Árvores vermelhas e outros elementos com a cor fazem parte da decoração de Natal comandada por Melania Trump. Foto: Jabin Botsford / The Washington Post | The Washington Post

A primeira-dama dos Estados Unidos Melania Trump ignorou a tradicional pré-estréia da decoração de Natal da Casa Branca nesta segunda-feira (26) e tuitou um vídeo de 56 segundos em que ela aparece vagando pelas salas totalmente decoradas, à espera do Natal. No segundo fim de ano da família Trump na Casa Branca, a primeira-dama decidiu não comparecer pessoalmente para revelar o trabalho de sua equipe e voluntários, um show que as primeiras-damas desde pelo menos Nancy Reagan fazem e que já é parte das funções oficiais na Casa Branca. Ao longo dos anos, as esposas dos presidentes norte-americanos já apareceram com broches de árvore de Natal e vestidos verde-esmeralda piscando. Em algumas ocasiões serviu-se longas mesas de buffet de queijos artesanais, cordeiro e outros pratos tradicionais nos cardápios das festas de fim de ano.
The People’s House @WhiteHouse is ready to celebrate Christmas and the holiday season! pic.twitter.com/oejKW3mC15
— Melania Trump (@FLOTUS) 26 de novembro de 2018
Sua porta-voz, Stephanie Grisham, disse que Trump decidiu “deixar a decoração falar por si mesma”. Os jornalistas e membros da mídia foram recebidos em uma visita autoguiada de 30 minutos através do paraíso do Natal com mais de seis mil metros de luzes e 12 mil arcos, colocados nos últimos dias com a ajuda de 225 voluntários. O tema oficial da decoração é o que está sendo chamado de “American Treasures” (tesouros americanos). E, neste contexto, a cor vermelha é a grande aposta, aparecendo em uma floresta dramática de 40 imponentes árvores e em 14 mil ornamentos.
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
O escritório da primeira-dama explicou o motivo da escolha do vermelho: “é um símbolo de valor e bravura”, resumiu. No entanto, o bosque não convencional de árvores vermelhas evocou uma reação imediata nas redes sociais. A decoração foi descrita com os adjetivos: ‘assustadora’, ‘corredor de assassinato do Natal’, ‘avenida de árvores vermelhas de sangue’; entre outros. Muitas montagens foram feitas comparando o corredor de árvores vermelhas com as aias do seriado O Conto da Aia, cenas do filme de suspense O iluminado e outras cenas assustadoras.
— JBPink (@JBPinkLady) 27 de novembro de 2018
#HappyHolidaysComrades from Russia 🇷🇺, I mean from @WhiteHouse with the #RussianInstalledPresident
@FLOTUS giving her Husband’s #BossPutin some props. From #AmericaWithLove to #Putin
— Rake/Decorum Specialist (@Fuegs) 27 de novembro de 2018
— julia milazzo (@juliamilazzo) 27 de novembro de 2018
A decoração da Sala Verde celebra a colheita do país e incluí frutas, grãos e vegetais, como alcachofras e tomates, que foram artisticamente dispostos em tampos antigos de mesa.  Na Sala Vermelha, grinaldas feitas de lápis com o logotipo “Be Best”, assinado por Melania Trump, além de bolas nas árvores com a mesma inscrição, destacam a iniciativa da primeira-dama sobre problemas enfrentados por crianças, incluindo o cyberbullying.
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
A tradicional casa de gengibre da Casa Branca foi feita com mais de 100 quilos de massa. “Esta é uma época alegre do ano em que decoramos a Casa Branca para a época de Natal”, disse a primeira-dama em um comunicado oficial. “Nosso tema honra o coração e o espírito do povo americano. Em nome da minha família, desejamos a todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.” No final da turnê de mídia, os repórteres receberam pequenas caixas verdes e vermelhas do “Hershey’s Kisses”, o símbolo oficial do Natal na Casa Branca de 2018.
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post
Foto: Jabin Botsford / The Washington Post

Histórico

A ocasião da decoração de Natal na Casa Branca se constituiu ao longo da história como um momento político. Alguns exemplos. Enfrentando repórteres em 1986, Nancy Reagan negou que ela e o presidente Ronald Reagan estivessem discutindo se o chefe do Estado-Maior Donald Regan deveria ser demitido.  Já na prévia de 1991, Helen Thomas, correspondente da United Press International na Casa Branca, perguntou a Barbara Bush como ela achava que a “depressão” econômica (uma palavra nunca pronunciada na Casa Branca) afetaria o Natal daquele ano. Ao que ela respondeu: “pense nos outros e dê mais para as pessoas necessitadas.”
No primeiro Natal dos Clintons, Hillary Clinton respondeu perguntas em frente a árvore da Sala Azul. Quando perguntada sobre uma alegação do deputado Newt Gingrich, sobre um quarto dos funcionários da Casa Branca usarem drogas antes do trabalho, ela considerou a acusação “injusta” e disse que tinha certeza que o chefe de gabinete da Casa Branca responderia.
Durante seus anos na Casa Branca, Michelle Obama apareceu na decoração do Natal revelando seus cachorros para fotos, mas não respondeu a perguntas de repórteres. No evento de mídia do ano passado, Trump em um vestido quase branco e sapatos dourados fez uma entrada dramática pelas escadas para o Grand Foyer da Casa Branca ao som da suite “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, enquanto as bailarinas dançavam ao redor dela. Embora não tenha atendido repórteres, vagou pelas salas decoradas interagindo com as crianças da escola e estava disponível para sessões de fotos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!