Decoração

Decoração

Sobrado ganha atmosfera descontraída com paleta de cores neutras e elementos retrô

Luan Galani
25/02/2021 17:18
Thumbnail

Decoração descontraída, neutra e com bastante interação com a natureza são marcas do projeto de novo sobrado assinado por Larissa Loh. | Eduardo Macarios

Um casal de advogados com duas filhas pequenas sentiu a necessidade de adaptar seu sobrado de 120 m² no Bom Retiro, em Curitiba, a um estilo de vida mais descontraído. O projeto da arquiteta Larissa Loh privilegiou o hábito favorito dos proprietários: receber a família em casa nos finais de semana.
"O principal desejo do casal era que os ambientes sociais do piso térreo fossem integrados entre si e o espaço ganhasse um efeito de amplitude", explica a arquiteta. "Esse tipo de solução otimiza a iluminação e a ventilação natural, além de haver uma conexão maior com o ambiente exterior”, destaca.
Dois pilares foram removidos e feitos reforços estruturais com vigas metálicas. “Assim, não perdemos altura do pé-direito e ganhamos a amplitude desejada”, enfatiza Larissa. Além disso, a varanda gourmet recebeu fechamento em vidro, com possibilidade de abertura, e houve ainda troca de piso e esquadrias e aplicação de gesso.

Conexão com a natureza

Na intenção de buscar uma conexão com o espaço externo da casa, Larissa levou a natureza e seus elementos para dentro do espaço interno. O verde é bastante evidente na varanda gourmet, com o jardim vertical e as plantas que decoram o espaço. Os elementos naturais misturam-se ao verde da área externa, assim como o revestimento na mesma cor aplicado no muro dessa área social, proporcionando um frescor único ao ambiente.
A arquiteta também optou por trabalhar com materiais naturais, tanto na varanda gourmet, como na cozinha e na lavanderia. Larissa usou madeira e mármore, mesclados com tons de verde. Branco e cinza complementam a paleta de cores.
Para conferir o ar mais descontraído ao projeto, a profissional optou por elementos como os azulejos de metrô e os vidros canelados na porta de correr que isola a lavanderia dos demais ambientes integrados. “Estes elementos também trazem uma atmosfera retrô aos espaços, junto ao mobiliário solto em cores neutras.”
Ainda no tema retrô, outro
elemento que confere muito charme aos ambientes sociais da residência
são os painéis em muxarabi. O detalhe em madeira aparece no painel da
TV, na parede do balcão da sala de jantar e no
móvel da varanda gourmet. “É um elemento antigo da arquitetura usado
para filtrar a luz solar, que vem sendo usado nos projetos de
interiores, para trazer charme aos espaços”, comenta Larissa.
Para compor a iluminação destes dois últimos espaços, a arquiteta escolheu peças modernas, como o pendente preto em modelo de trilho para a sala de jantar e os spots brancos para a varanda gourmet.

Dormitório e banheiro

O quarto do casal em tons neutros e linhas contemporâneos ganhou aconchego e charme com o uso do crochê na decoração, cabeceira acolchoada, o tapete de estampa geométrica e os pendentes em cada lateral da cama em tons de dourado.
Os detalhes de plantas também estão nos dormitórios para maior frescor e sensação de bem-estar, assim como no banheiro, que teve todos os revestimentos renovados. “Apostamos nos materiais em tons contrastantes e mobiliário moderno com estruturas de metal”, afirma Larissa.
Para a sala da lareira, a arquiteta projetou um confortável espaço para convivência da família. O ambiente fica no sótão do imóvel, onde os pufes em crochê e linho e as poltronas em tom de rosa em contraste com os tons neutros do mobiliário e da decoração criam o clima de aconchego e descontração. Destaque para a estrutura da lareira, toda revestida em mármore.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!