Decoração

Galeria traz peças de mobiliário inéditas do premiado designer Ronald Sasson

HAUS
18/02/2018 13:00
Thumbnail

Fotos: Divulgação

A SOMA Galeria traz para Curitiba obras inéditas do premiado designer curitibano radicado no Rio Grande do Sul Ronald Sasson, um dos principais nomes do design contemporânea brasileiro. São quatro peças, entre bancos e poltronas, que brincam com formas geométricas por meio de traços simples. O mobiliário limitado faz parte da exposição “Atrás do Lápis”. O coquetel de abertura será próxima terça-feira (20), a partir das 19h.
Entre as peças, estará a Poltrona Zózimo (imagem acima), peça com característica cubista, feita em homenagem ao colunista social carioca Zózimo Barroso do Amaral. Segundo o autor, esse foi um dos trabalhos responsáveis pela abertura do mercado ao seu design arte. Produzida em uma série de apenas seis unidades, a poltrona apresentada nesta exposição é a única feita em cobre (as outras foram feitas em latão e jacarandá).
O Banco Igarapé (logo acima), como o nome deixa a entender, foi inspirado nos pequenos cursos de água frequentes nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O formato do banco lembra plantas aquáticas e raízes flutuantes presentes nos igarapés.
Já a Poltrona De Beers (abaixo) recebe o nome da mais tradicional exploradora de diamantes do mundo, e esta peça de mobiliário faz referência a pedra preciosa que intriga o artista.
Por fim, a Poltrona Mass (abaixo), notável pelo fracionamento da peça, é resultado de uma pesquisa sobre a arquitetura expressionista alemã da década de 1920, tendo como referência os traços limpos e precisos do arquiteto Erich Mendelsohn.
A exposição “Atrás do Lápis” estará no piso térreo da SOMA Galeria. Também será inaugurada na mesma data e horário a exposição “Nem um, nem outro (eu sou e continuarei sendo)”, com obras de Fernanda Galvão, Virgílio Neto, João Fasolino e João GG, com curadoria de Marina Ramos.

SERVIÇO

Data: 20 de fevereiro a 8 de março;
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado das 10h às 15h;
Local: SOMA Galeria;
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2.137, Centro;
Entrada: gratuita.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!