Decoração

Decoração

Tapetes fora de casa: saiba como usar a peça na decoração externa

Maria Coelho, especial para HAUS
26/01/2022 12:13
Thumbnail

Tendência no verão, os tapetes para área externa são uma boa alternativa para repaginar a casa com elegância e praticidade. Projeto: Pedro Felix, coleção Litoral, Botteh Handmade Rugs. | Gustavo Xavier/Divulgação

Verão é a temporada de sol, calor e confraternizações com a família e amigos. E nos dias mais quentes, nada melhor que aproveitar as áreas externas, que ganham destaque nesta época. Uma forma de deixar estes espaços ainda mais convidativos é apostar em tapetes próprios para a parte de fora. Além de versáteis, eles são fáceis de limpar e dão um charme a mais à decoração.
“Nessa época de férias, o tapete deixa o ambiente mais aconchegante em áreas externas. A tendência está entrando com tudo na decoração”, declara Andressa Torres, sócia da Fio Nobre Tapetes. Segundo ela, o uso dos tapetes em espaços externos e mais amplos é muito eficiente, pois organiza e setoriza atividades no local, e pode ser uma boa pedida para compor projetos de décor em casas de praia, decks, saunas, piscinas, churrasqueiras e áreas gourmets, por exemplo.
Além da vantagem estética, os tapetes também proporcionam maior bem-estar aos ambientes, pois não transferem a temperatura dos pisos e podem facilitar o caminhar, caso o revestimento seja irregular, pedregoso ou áspero. “É incrível o poder de mudança em um ambiente, seja ele interno ou externo, e as vantagens são muito similares em ambos os casos”, acrescenta o arquiteto Gustavo Scaramella.
Outro benefício dos tapetes é delimitar o uso de uma área com muito espaço. “Às vezes se tem uma área muito grande, sem limitação, em que não há aconchego. Então o tapete ajuda a fechar o espaço”, explica Bartira Brittes, gerente da Botteh Handmade Rugs.

Materiais recomendados

Os tapetes para área externa devem ser confeccionados com materiais que suportem o contato com sol, chuva e umidade. Projeto: Octavio Davis, Botteh Handmade Rugs.
Os tapetes para área externa devem ser confeccionados com materiais que suportem o contato com sol, chuva e umidade. Projeto: Octavio Davis, Botteh Handmade Rugs.
Mas antes de apostar na tendência, valem algumas recomendações. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a escolha de tapetes para ambientes externos deve começar pelo material, que precisa ser próprio para o local, com tecnologias que facilitem a manutenção e garantam durabilidade. “É recomendado um tapete que aguente melhor insolação, chuva, umidade. Então não pode ser de fibras naturais, que não suportam a umidade. Os tapetes podem ser de polipropileno ou garrafa pet reciclada, por exemplo, que têm toque muito macio, não têm toque plástico, e sim de tecido mesmo. Muita gente utiliza em casa de praia, fazenda, lugar que tem cachorro e criança”, afirma Bartira.
Feita com polipropileno, a corda náutica, utilizada na confecção de alguns tapetes para área externa, oferece alta durabilidade.
Feita com polipropileno, a corda náutica, utilizada na confecção de alguns tapetes para área externa, oferece alta durabilidade.
Entre os materiais mais indicados para a finalidade está a corda náutica, que chegou ao Brasil entre 2019 e 2020 e promete ser tendência para o verão em 2022. Feita com polipropileno, uma fibra sintética com alta durabilidade, seu visual é o de uma corda, com textura de fios trançados e amarrados, como um cordão de amarrar sapatos. “É possível fazer o uso do polipropileno na área externa porque é extremamente resistente”, ressalta Andressa.
Além disso, outro fator que favorece o uso de tapetes de corda náutica em ambientes úmidos e com luz excessiva é o chamado tratamento UV feito nos fios das peças para garantir a fixação da cor, preservando a sua qualidade mesmo sob sol e na chuva. “Ele é feito na tecelagem para dar resistência em ambientes úmidos e solares. Esse tratamento não altera o visual ou a textura do fio”, explica a especialista.

Crie e ouse

Na hora de compor, a dica é abusar da criatividade! De maneira geral, a recomendação é misturar diferentes tamanhos, formatos, cores e texturas em um único espaço. “Sobrepor tapetes cria uma atmosfera descontraída e permite resolver espaços com formatos irregulares de maneira mais fácil”, explica o arquiteto. Outro ponto é que tapetes de grandes dimensões podem ser a solução para mudar a cara do piso de determinados ambientes, escondendo imperfeições.
Para equilibrar a composição, uma boa aposta é contrastar os modelos com os móveis. “Se os objetos têm estampas grandes, aposte em tapetes mais neutros, lisos ou com estampas pequenas. Já se o mobiliário e objetos forem mais neutros, pode-se ousar e escolher tapetes com mais personalidade”, indica Scaramella.

Cores ideais

A cor do tapete pode atribuir diferentes personalidades a um projeto, além de ser uma aliada para mudanças temporárias, já que pode ser trocada periodicamente. Projeto: Flavia Freitas, Botteh Handmade Rugs.
A cor do tapete pode atribuir diferentes personalidades a um projeto, além de ser uma aliada para mudanças temporárias, já que pode ser trocada periodicamente. Projeto: Flavia Freitas, Botteh Handmade Rugs.
A escolha das cores também é muito importante na hora de definir o tapete para a área externa, pois elas têm grande influência no décor e são grandes aliadas de mudanças temporárias. “Um mesmo espaço pode ganhar diferentes personalidades de acordo com as estações do ano apenas com uma mudança de tapete. Em meses mais frios, tapetes com cores quentes remetem à sensação de calor e energia, trazendo conforto e aconchego ao espaço. Já cores frias, azuis e verdes, oferecem tranquilidade e serenidade em um dia quente”, explica o arquiteto. Além disso, em áreas com forte incidência de sol, os tapetes de cores mais claras tendem a se tornar mais confortáveis ao tato, por não absorverem tanta radiação solar.
Caso a escolha seja por tapetes mais coloridos e chamativos, uma boa tática para realçar o décor é utilizar tons similares em pequenos objetos decorativos ou almofadas. “O caminho inverso também é válido: eleja um tom presente em seu ambiente e a partir dele defina a cor do tapete que irá utilizar”, recomenda Scaramella.

Personalização

O uso de um ou mais tapetes auxilia a delimitar os espaços de uma área muito grande. Projeto: Ivan Wodzinsky, Botteh Handmade Rugs.
O uso de um ou mais tapetes auxilia a delimitar os espaços de uma área muito grande. Projeto: Ivan Wodzinsky, Botteh Handmade Rugs.
Os tapetes confeccionados com corda náutica, por exemplo, combinam com diversos tipos de ambientes, já que podem ser personalizados de acordo com o projeto. “Pode ser feito com mistura de cores, com tons de cinza ou branco. O cliente também pode escolher a trama, como ziguezague, geométrico ou liso”, explica Andressa.
Na decoração, a especialista indica compor os tapetes com acessórios que tenham referências da natureza, em áreas externas com muito verde e plantas. “Objetos que lembrem uma coisa mais rústica e praiana, madeira. Não tem muito uma regra. Ele se adapta ao verão porque tem um leque de cor muito bom”, reforça. Mas não é preciso restringir as combinações à natureza e à rusticidade, a recomendação é apostar em diferentes estilos de décor. “Ele se encaixa em uma decoração mais boho, com tons de bege, mas em algo mais moderno também, com elementos geométricos; ou uma decór mais rústica porque consegue trabalhar a trama do tapete”, acrescenta Andressa.

Cuidados e manutenção

Além de peças-chave na decoração de ambientes externos, os tapetes próprios para essas áreas oferecem maior praticidade, pois são mais fáceis de higienizar. “A manutenção é superfácil. Pode-se fazer a lavagem do tapete no jardim com água e sabão neutro, além de ser fácil de manter limpo por muito mais tempo”, ressalta Bartira.
Entretanto, um cuidado importante é evitar o uso das peças em lugares que acumulem água e que recebam sol e chuva diretamente. “Apesar de serem super-resistentes, o sol é cruel. Os tapetes aguentam, mas com o passar do tempo podem sentir. Então a recomendação é colocá-lo em decks, calçada com caimento bom ou área de varanda coberta”, reforça.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!