Decoração

Suaves e inspiradas na natureza: as tendências de cores para pintar sua casa em 2020

Guta Brandt*
16/12/2019 20:01
Thumbnail

A cor Modernismo é a aposta da Eucatex para 2020. Foto: Divulgação

Em 2020, prepare-se para se desconectar, relaxar e para viver mais a natureza. São estes sentimentos que as tendências de cores buscam trazer para este novo ano. E foi pensando nisso que as principais marcas de tintas do país lançaram as suas cores do ano de 2020: tonalidades que inspiram que buscam nos desconectar da correria do dia a dia.
De acordo com a arquiteta e especialista em cores, Ana Cristina Avila, 2020 será marcado pelas tonalidades de azul, verde e rosa. “As tendências mostram o que estamos precisando mais nas nossas vidas. Por isso, o verde traz a natureza, o equilíbrio, a esperança. E o azul  vem com a proposta de trazer calma, tranquilidade e de reencontrar a espiritualidade. Já os tons suaves de rosa fortalecem o amor e resgatam o convívio entre as pessoas”, afirma a especialista.
Mantra é a cor do ano 2020 da Suvinil. Foto: Renato Navarro / Divulgação
Mantra é a cor do ano 2020 da Suvinil. Foto: Renato Navarro / Divulgação
Nesta linha, a Suvinil traz a cor Mantra para o próximo ano. Uma tonalidade de verde azulado, que remete à meditação, eleita a cor do ano pelo estudo Suvinil Revela 2020. Com a ideia de refletir sobre “o que é a casa é hoje para você?”, a marca traz mais 35 cores para compor a cartela de combinações, divididas em três temas: Repenso, Adapto e Equilibro. “Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de nos relacionar com o mundo e de equilibrar nosso bem estar com a tecnologia que nos cerca. O estudo de cores para 2020 faz um mergulho profundo nesse movimento”, destaca Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil.
Naval: cor do ano 2020 da Sherwin Williams. Foto: Divulgação
Naval: cor do ano 2020 da Sherwin Williams. Foto: Divulgação
A Sherwin Williams, seguindo a tendência do azul, traz Naval, como a cor do próximo ano. O estudo da marca também traz mais 45 cores, distribuídas em cinco paletas: Vida, Mantra, Diversão, Refúgio e Apreço. “O próximo ano tende a ser um período de busca de harmonia e de equilíbrio mental, corporal e espiritual. A ideia principal é proporcionar, por meio das cores nos ambientes, mais felicidade e bem-estar. Em 2020 teremos tons de azul, terracota, rosa, verde, e cores quentes mais neutras e matizes escuros”, explica a especialista em cores e gerente de marketing das Tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci.
Praça no Inverno: cor do ano 2020 da Coral. Foto: Divulgação
Praça no Inverno: cor do ano 2020 da Coral. Foto: Divulgação
O Colour Futures 2020, estudo internacional de cores e tendências da AzkoNobel, cor do próximo ano, Praça no Inverno, uma tonalidade que transita entre o verde, o azul e o cinza. “Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso fabricante da Coral, traz o questionamento “O que nos faz humanos?” e elege, como a meio e a natureza. Onde possamos nos expressar e ser nós mesmos. A cor do ano buscou valorizar as qualidades que nos tornam humanos, que serão necessárias para a nova década que estamos entrando”, destaca Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul. A ideia da marca é fortalecer o cuidado (de si, dos outros, da natureza) e dar um toque mais humano às casas. A cor Praça no Inverno combina com as cores das quatro paletas definidas pelo Colour Futures 2020, que são: Cuidar, Divertir, Reconectar e Criar.
Porcelana Chinesa: cor do ano da Renner by PPG. Foto: Divulgação
Porcelana Chinesa: cor do ano da Renner by PPG. Foto: Divulgação
De acordo com a gerente sênior de marketing de cores da PPG, fabricante da Tintas Renner, Dee Schlotter, “a necessidade de simplicidade e escapismo da tecnologia faz com que as pessoas desejem mais a cor azul, pois ela nos aproxima e elementos naturais como o mar e o céu – que representam paz e serenidade”. Por isso, a marca trouxe como cor do ano de 2020 a Porcelana Chinesa, uma mistura de cobalto e azul que traz calma e esperança – fatores preciosos em um  mundo inquieto.
 Modernismo: cor do ano 2020 da Eucatex. Foto: Divulgação
Modernismo: cor do ano 2020 da Eucatex. Foto: Divulgação
Já a fabricante de tintas Eucatex, fugindo um pouco dos tons de verde e azul, traz a tendência do rosa suave. O tom Modernismo, eleito a cor de 2020 pela marca, vem com a proposta do acolhimento e da ternura. A tonalidade é um rosa claro, levemente acinzentado e com nuances sutis de azul. “Essa cor nos faz pensar sobre trabalhar em direção a um futuro melhor independentemente dos cenários acelerados e nebulosos. Nosso objetivo é incentivar o diálogo e o entendimento, em contrapartida ao confronto e à violência”, explica Argemiro Sanches, gerente de marketing das Tintas Eucatex. A marca também traz as novas tendências de cores divididas em quatro paletas que complementam a cor Modernismo: Natureza Exuberante, Luzes da Cidade, Beleza Nativa e Olhar Sutil.

Como aplicar as tendências?

Quando as marcas lançam suas tendências de cores – que vão refletir em toda a decoração, como tecidos, móveis e acabamentos – é natural nos perguntarmos: e agora, como utilizar essas cores no dia a dia?
Segundo Ana Cristina Avila, especialista em cores, na hora de escolher uma cor devemos ter em mente qual é o nosso objetivo. “A cor é vibração, emana ondas, tem energia. O azul traz o equilíbrio, o verde a esperança, o rosa o amor. Se a gente está buscando isso nas nossas vidas, com certeza utilizar essas cores irá fortalecer estes objetivos”, explica.
A especialista também enfatiza que as cores da nossa casa refletem as nossas necessidades e a nossa personalidade. “A casa de uma jovem de 25 anos, solteira, tem cores completamente diferentes da casa de uma senhora de 75 anos, viúva. Porque são necessidades e vivências completamente diferentes. Quando a cor e o objetivo estão alinhados, a gente fortalece o que estamos buscando”, ressalta.
Para a arquiteta Thaisa Bohrer, do escritório Bohrer Arquitetura e parceira das construtoras Plaenge e Vanguard em projetos no Brasil e no Chile, a escolha da cor é algo muito natural. “Como os estudos de tendências apontam para o sentimento e a necessidade coletiva, o uso dessas cores nos projetos se torna natural, a gente já vem sentindo a necessidade dessas cores”, aponta.
A profissional ressalta também que o gosto do cliente é sempre determinante. “A gente precisa adaptar às tendências àquilo que gostamos e ao que nos faz bem”, explica. E, para quem tem medo de enjoar das cores, ela dá uma dica preciosa: apostar em uma base neutra. “Utilizar uma base mais neutra e utilizar as cores de forma mais pontual na decoração, permite utilizar as tendências sem exagero e sem erro”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

*especial para HAUS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!