Decoração

Tintas Coral aposta na cor Ouro Monarca para 2016

Daliane Nogueira
30/10/2015 14:50
Thumbnail

Cor de 2016 apontada pela Tintas Coral é um dourado levemente brilhante, o Ouro Monarca. Fotos: Divulgação

Um tom de amarelo que mistura o ocre com o ouro. Assim é “Ouro Monarca”, a cor de 2016 revelada pelo Colour Futures, o estudo de tendência de cores da Tintas Coral, apresentado nesta quinta-feira (29), em evento em São Paulo. A cor é levemente brilhante. “Todo o estudo está pautado na dualidade entre tradição e inovação e indica que, ao se contemplar o passado, é possível projetar o futuro”, afirma a arquiteta Ana Luiza de Vasconcellos Silva, uma das responsáveis pelo estudo.
Cor do ano da Tintas Coral é o Ouro Monarca.
Cor do ano da Tintas Coral é o Ouro Monarca.
Ela explica que a tonalidade é uma transição do tom laranja-acobreado de 2014 (Sombra de Cedro) e pode ser associada aos beges, marrons e amarelos, além de tons suaves de azul. “Ouro e dourado estão sendo usados em diversas áreas do design e da arquitetura. Esta cor é extremamente utilizável: vai bem em ambientes internos e também na área externa”, completa.
Além do amarelo, há outras quatro macrotendências apontadas pela marca. São ao todo 45 tons das famílias dos vermelhos, amarelos, violetas, laranjas, azuis, verdes e neutros (frios e quentes).
Tradição e futuro
O estudo aponta que as referências históricas podem contrastar ou apoiar os dias agitados de hoje e que existe um consenso de que, ao valorizar a história, é possível se tornar mais firme e preparado para desenhar o futuro. A paleta tem vários tons de vermelhos, dos mais vibrantes aos mais fechados.
Palavras e imagens
É uma tendência que busca a valorização das palavras em tempo de saturação visual na internet, onde cada momento é registrado e postado nas mídias sociais. Ela pode ser vista na decoração com a aplicação de letras nos detalhes. A paleta de cores usa a tinta azul e o cinza do grafite.
Claro e escuro
Pensando na importância da escuridão para um sono repousante e uma vida bem-disposta, as cores dessa paleta se mesclam suavemente, lembrando as nuances do anoitecer e do amanhecer. Há tons de verde, azul e cinzas escuros.
Estrutura e liberdade
A proposta é a liberdade da imaginação, pensando em um estilo urbano de viver. As cores da cartela são vivas e lúdicas, mescladas ao branco e ao preto.
*A jornalista viajou a convite da Tintas Coral

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!