Decoração

Tom que mistura verde, azul e cinza é aposta de cor do ano 2020 da Coral

Gazeta do Povo
13/09/2019 17:10
Thumbnail

A cor do ano da Tintas Coral é o "Praça no Inverno", um tom entre o verde, azul e cinza. Foto: Divulgação.

Dar um “toque humano” para a casa. É essa disposição que motivou o estudo de cor Colour Futures 2020 (CF20) da Akzo Nobel – multinacional que detém a marca de tintas Coral – e a escolha da Cor do Ano: “Praça no Inverno”.
O “Praça no Inverno” é um tom delicado entre verde, azul e cinza e carrega um ar calmo e límpido. Além disso, o tom assume diferentes efeitos de acordo com as cores que o acompanham, tornando-o versátil e usável nos mais diversos ambientes residenciais e corporativos.
Cor do ano 2020 da Coral. Foto: Divulgação
Cor do ano 2020 da Coral. Foto: Divulgação
“Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza”, explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da Akzo Nobel na América do Sul. “A cor do ano captura o questionamento de 2020 do que nos faz humanos. O estudo buscou as cores para valorizar essas qualidades”, completa.
O estudo aponta que a cor do ano eleita para 2020 combina com quatro paletas definidas para inspirar os consumidores. Conheça os detalhes.

Uma casa para cuidar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As pessoas precisam de um espaço de bem-estar e para se conectar. Espaços que estimulem a empatia e conexões positivas. A paleta com efeito calmante tem cores neutras, trazendo a natureza para a casa, tons pastéis criam uma atmosfera de carinho e aconchegante.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Madeiras claras e camurças são usadas ao lado de veludos macios e xales de lã para dar calor a este look contemporâneo, enquanto pratas, dourados, cobres e madrepérola introduzem um elemento precioso. Plantas e gravuras de plantas trazem o exterior para dentro e aumentam a sensação de bem-estar. Fazem parte da paleta as cores “Manhã de Primavera”, “Bege Mineral”, “Creme Brulée” (a cor do ano em 2019), “Estrela Nova”, “Ventos Calmos”, “Lilás Suave”, “Frio Súbito”, “Prata Aviador” e “Mergulho Sereno” (a cor do ano em 2017).

Uma casa para se divertir

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os analistas de tendências do CF20 notaram um aumento das experiências interativas e imersivas como alternativa a atividades mais tradicionais. Daí a ideia da Paleta Divertir, que pode ser usada para criar ambientes energizantes, que estimulam e desafiam a imaginação e a forma que pensamos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A casa para se divertir é leve e clara, com estampas geométricas e um mix de materiais que inclui o compensado e acessórios pontuais com texturas chamativas. Fazem parte dessa paleta de cores: “Rebento”, “Mamão Maduro”, “Trovão Negro”, “Branco Cru”, “Couro Rosado”, “Sombra de Cedro”, “Azul Pálido”, “Mar Cósmico” e “Mediterrâneo”.

Uma casa para se reconectar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Essa paleta minimalista pode ser aplicada para criar uma atmosfera de contemplação e tranquilidade. Com ela criam-se espaços que estimulam o pensar no propósito e a perspectiva. Linhas clean e formas funcionais complementam materiais elementares e que convidam ao toque, como a madeira natural, couro e linho e o brilho acetinado do concreto levemente polido. A paleta tem predominância de cinzas suaves como “Véu”, “Topo da Torre”, “Mica Negra”, “Iceberg”, “Calcário”, “Azul Echarpe”, “Algodão Cinzento”, “Porcelana” e “Canto Silvestre”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma casa para criar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
É uma paleta recomendada para uma casa expressiva, ideal para criar espaços com uma visão moderna das cores tradicionais, pode ser usada para ajudar as pessoas a acalantarem habilidades existentes, enquanto exploram novos caminhos para fazer as coisas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Esta casa usa os materiais consagrados pelo tempo – madeira, couro e cerâmica – porém em um contexto moderno, ao lado de florais que parecem pinturas, algodões estampados e xales feitos à mão. A textura e o elemento tátil ajudam a criar espaços que são intensos, atmosféricos e ecléticos. Faz parte dessa paleta tons estimulantes que despertam a curiosidade: “Lagoa Natural”, “Noite de Aventura”, “Delícia de Chocolate”, “Vinho Quente”, “Cascalho”, “Adorno Rupestre”, “Verde Real”, “Ouro Mineiro” e “Luar Misterioso”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!