Decoração

Estilo e funcionalidade até no ambiente de trabalho

Daliane Nogueira
19/03/2016 01:00
Thumbnail
A inovação parece ter entrado na veia do mundo corporativo. Seja nas decisões estratégicas, nos produtos a serem lançados e, até mesmo, na configuração dos escritórios. Muitas empresas passaram a entender o ambiente de trabalho como ferramenta para trazer mais envolvimento nas equipes e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Um escritório mais agradável, integrado e colorido é, para especialistas nas áreas de recursos humanos e gestão de carreira, um trunfo para as empresas. “Há um impacto grande na motivação, comunicação, multidisciplinaridade e dinamismo”, afirma a psicologa Daniella Forster, professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e coordenadora do programa PUC Talentos Serviços de Carreira.
Para Daniella, outro benefício de ter equipes integradas fisicamente, inclusive com os gestores no mesmo campo visual, é a criação de uma noção de igualdade entre as pessoas, facilitando a resolução de problemas do dia a dia. Para ela, gestões cada vez mais horizontais seguirão despontando como o futuro do trabalho. “Claro que é preciso avaliar a natureza do negócio. Alguns profissionais dentro de indústrias, por exemplo, necessitam de ambientes com um pouco mais de silêncio”, afirma.
O movimento é observado tanto em empresas maiores – especialmente as ligadas à tecnologia e áreas criativas, como a publicidade e o marketing – como em pequenos escritórios.
Criatividade à toda prova
Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo.
Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo.
O arquiteto Fernando Yoshikawa é um especialista na arquitetura de casas noturnas e se viu diante de um desafio: transformar um espaço antes ocupado por uma balada em um moderno escritório para o grupo WDS S/A, que engloba a rede de casas noturnas Wood’s e outros negócios,e para a agência Familie Publicidade. “O conceito foi o de integrar espaços e trazer uma atmosfera mais amigável e leve, até pela natureza do trabalho”, comenta Yoshikawa.
Além das salas de trabalho com elementos coloridos e plotagens motivacionais nas paredes, há diversão nas salas de reunião. Ao invés de uma mesa grande com cadeiras tradicionais, grandes pufes coloridos e uma televisão com videogame. Em outro ambiente. um jogo de pebolim serve de base para a mesa que é rodeada de cadeiras coloridas.
Uma área de convivência aberta escancara a integração e traz um pouco de respiro para o projeto. O vão livre com bancos de praça é interligado ao refeitório. “Nos fins de tarde ou momentos de intervalo é comum que as pessoas fiquem por ali alguns minutos e possam conversar sobre outros temas e assim ter novas ideias”, afirma o arquiteto.
As decisões tomadas em um projeto de escritório precisam ter alinhamento com a essência da marca, sua filosofia e forma de trabalho. Esse processo foi seguido pelos arquitetos do escritório paulista AUM Arquitetos ao desenvolver a sede da empresa de embalagens Design Absoluto.
Escritório da empresa Design Absoluto, projeto do AUM Arquitetos, envolveu estudo da marca e proposta que incentiva a criatividade. Divisórias vermelhas e trabalho com diferentes cores no forro são algumas alternativas usadas.  Fotos: Renato Dalla Marta/Divulgação.
Escritório da empresa Design Absoluto, projeto do AUM Arquitetos, envolveu estudo da marca e proposta que incentiva a criatividade. Divisórias vermelhas e trabalho com diferentes cores no forro são algumas alternativas usadas. Fotos: Renato Dalla Marta/Divulgação.
“Ambientes agradáveis, descontraídos e que estimulam a comunicação interna, porém dando a privacidade necessária aos distintos departamentos da empresa. Esse foi o nosso pensamento”, afirma Renato Dalla Marta, um dos arquitetos responsáveis.
Entre as soluções, a cor grafite que foi utilizada em todas as paredes perimetrais e no carpete, criando contraste com o mobiliário branco e vermelho. No forro optou-se pela pintura randômica em algumas placas. “Propositalmente as placas mais escuras estão concentradas na área de circulação, mantendo o branco para a área de trabalho, que precisa de mais luz”, aponta.
Um painel de vidro vermelho separa a área de atendimento da área de produção, solução que resguarda os profissionais com características distintas de atuação. “O vermelho é a cor que identifica a marca e está presente na recepção do conjunto”, afirma Dalla Marta.
Algumas paredes foram revestidas com material melamínico brilhante, permitindo a utilização como grandes “quadros brancos”, estimulando o processo criativo e facilitando a comunicação nos momentos de conversas e discussões coletivas.
Outro destaque é o armário cubeiro que tem dupla função: para o lado do escritório acomoda materiais e livros, enquanto que na face voltada para a circulação expõe as embalagens desenvolvidas na empresa.
Intimista e inspirador
Escritório de arte digital de Alessandro Mazzarolo, com projeto de Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli, tem peças de design em proposta despojada. A integração com o jardim e a generosa entrada de luz natural trazem uma atmosfera acolhedora para o ambiente. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Escritório de arte digital de Alessandro Mazzarolo, com projeto de Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli, tem peças de design em proposta despojada. A integração com o jardim e a generosa entrada de luz natural trazem uma atmosfera acolhedora para o ambiente. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Trabalhar praticamente sozinho não pode ser desculpa para manter um escritório sem graça. Este é o caso do artista gráfico Alessandro Mazzarolo, que depois de trabalhar em casa por alguns anos, resolveu investir em um espaço próprio e cheio de personalidade. O projeto, no bairro Batel, em Curitiba, ficou a cargo dos arquitetos Maurício Pinheiro Lima e Carla Mattioli. A lateral de uma casa foi transformada em um longo corredor com cobertura de vidro. Nesse cenário peças de design e várias obras de arte se misturam a mesas de trabalho. “O resultado é um clima superagradável para trabalhar, inclusive com integração com um jardim”, resume Mazzarolo.
Formal na medida certa
O decorador Lupercio Manoel e Souza prova neste projeto que mesmo atividades mais formais, como a advocacia, podem ter projetos menos sisudos, mais coloridos e integrados.  Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
O decorador Lupercio Manoel e Souza prova neste projeto que mesmo atividades mais formais, como a advocacia, podem ter projetos menos sisudos, mais coloridos e integrados. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Apesar de os escritórios mais ousados estarem nas atividades ligadas à criatividade, nada impede que escritórios tradicionalmente formais fujam das características antiquadas e entediantes e começem a dar espaço para locais coloridos, inspiradores e divertidos.
Esta foi a aposta do decorador Lupercio Manoel e Souza para um escritório de advocacia. “Eles trabalhavam em uma casa antiga e cada advogado tinha a sua sala. Nesta proposta, procuramos integrar para trazer mais comunicação e leveza. O retorno que tenho deles é que tem funcionado bem no dia a dia”, justifica o profissional.
Os toques de cor entraram de forma pontual, no fundo das estantes de livros e nos painéis com plotagens de fotos de Daniel Katz retratando a natureza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!