Decoração

Três inspirações de salas para receber amigos e convidados

Luan Galani
14/02/2019 14:36
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Em dúvida de que mudanças promover na sua sala? Quer dar um up na decoração e não sabe como? Boas ideias estão presentes nas novas três ambientações criadas para as vitrines do showroom da Artefacto em Curitiba, uma das principais marcas de mobiliário brasileiro.
Os projetos fazem parte da Mostra Artefacto 2018, que segue em exibição gratuita até o mês de julho de 2019 e que homenageia grandes obras do cinema. Veja com exclusividade as novas vitrines.

Sala com Mediterranean feelings

O musical “Mamma Mia”, baseado em canções do grupo sueco ABBA, foi o ponto de partida para a composição das salas de estar e jantar assinada pelas designers de interiores Ana Paula Gusso e Marina Rinaldin.
As escolhas da decoração nos transportam imediatamente para as ilhas gregas, seja pelos tons de azul e branco, pelo padrão do tapete, pelo piso em espinha de peixe, pelos tecidos naturais (algodão) do sofá e das poltronas e até pelos diversos objetos em fibra natural, estruturados em junco Malaca, como os banquinhos, as próprias poltronas Castalla, o espelho e a bicicleta.
Apesar da rusticidade de alguns elementos, o ambiente também brilha com peças puras, simples e elegantes, como o balanço Positano feito a partir de cordas náuticas e tecido acrílico por artesãos locais, e a mesa de fibra de vidro com um movimento orgânico encantador nas laterais. Além das cadeiras giratórias da mesa de jantar, que abraçam o estilo mid-century em seu design.
As fotografias são parte importante da ambientação, por trazerem sensação de paz e tranquilidade, como se fossem janelas para o mar. São assinadas por Fábio Cançado.

Sala com ares da Toscana

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A área externa criada pela arquiteta Angela Chinasso em parceria com a paisagista Andrea Vianna foi renovada com lançamentos da marca, e rende homenagem ao filme “Sob o Sol da Toscana”. O ambiente é repleto de plantas coloridas e aromáticas, que despertam os cinco sentidos, e explora com sucesso diversos tipos de madeira. A começar pela mesa de jantar Maniang, de 3,5 metros, com tampo de madeira rústica, e as cadeiras, que são estruturadas em madeira e corda náutica.
Destaque para o módulo Amman com encosto e braços tramados artesanalmente em corda náutica. A peça leva assinatura do designer Ricardo Belo Dias e ganhou acabamento de tecido em tom acqua e pés em tom urano (terracota). As mesinhas Alpha em microtextura e com diferentes alturas concede ainda mais dinamismo ao cômodo.

Sala com um quê futurista

A vitrine concebida pela arquiteta Fernanda Cassou, batizada como “O Cenário de um Sonho”, foi inspirada no filme “A Origem”. Assim como a produção cinematográfica, tons de cinza e branco predominam no ambiente, destacando o contexto futurista. O amadeirado de carvalho ripado nas paredes completa a paleta.
As escolhas da arquiteta resultam em um espaço monocromático, atual e sofisticado. Entre o mobiliário, destaca-se o sofá modular Kadan, lançamento da Artefacto, com trama ratier. “O novo módulo com a chaise sem braço proporciona ainda mais uma opção de modulação para a criação de espaços diferenciados”, diz Fernanda.
As fotografias são da SIM Galeria, por André Nacli, e os arranjos são assinados por Tina Gabriel. Os outros objetos de decoração são todos da Ôda Design, de Ticiana Martinez.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!