Decoração

5 dicas para uma sala de jantar mais receptiva para a família e amigos

HAUS
17/04/2019 20:00
Thumbnail

Foto: Henrique Ribeiro | Henrique Ribeiro

Receber e reunir amigos e familiares para compartilhar boas refeições e conversas é um dos grandes prazeres do cotidiano na vida moderna. E existe um ambiente perfeito para estes momentos: a sala de jantar.
Sofisticada ou simples, ela faz parte da área social do imóvel e a forma como está estruturada pode dar o tom dos eventos da casa. Segundo a designer de interiores Daiane Antinolfi, do escritório Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores, existem alguns truques e soluções que podem não apenas tornar o cômodo mais moderno e elegante, mas também mais acolhedor e aconchegante para os convidados.
Detalhes como a altura e formato dos móveis, a disposição dos mesmos e o uso ou não de espelhos podem fazer toda a diferença. Veja algumas dicas!

1. Calcule o espaço de circulação

Foto: Henrique Ribeiro
Foto: Henrique Ribeiro
Os profissionais são unânimes em ressaltar que o primeiro ponto a se pensar é conceber o ambiente com área de circulação confortável. “Entre as cadeiras e a passagem deve haver, no mínimo, 90 cm. Com essa orientação é possível escolher o modelo da mesa que se harmoniza com a necessidade da casa e do ambiente” explica Daiane Antinolfi.
Não existe, de acordo com ela, nenhuma regra com relação ao tamanho específico do ambiente. “Difícil falar em medidas mínimas, até porque hoje em dia temos apartamentos pequenos e super bem aproveitados, mas para uma mesa de 6 lugares (1,80m x 80cm) , pelo menos 3,20 x 2,30m”, sugere.

2. Escolha uma mesa proporcional

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
A grande estrela da sala de jantar, com certeza, é a mesa e, por isso, é fundamental escolher o modelo certo. Entre os inúmeros formatos, a arquiteta Erika Mello, do escritório Andrade e Mello Arquitetura, explica que o formato redondo é o mais apropriado para as famílias que gostam de receber. “Além de ser ótimo para a circulação, o modelo facilita para a comunicação”, reforça a profissional.
Quanto ao tamanho, existem algumas medidas mínimas que devem ser respeitadas. O mercado disponibiliza tamanhos padronizados para as mesas redondas de acordo com a quantidade de pessoas, como a peça de 1 m de diâmetro para quatro pessoas; 1,20 m para seis posições e 1,50 m para oito pessoas.
Foto: Henrique Ribeiro
Foto: Henrique Ribeiro
As mesas retangulares ou quadradas podem contar com dos lados encostados na parede ou balcão, liberando espaço de circulação para espaços pequenos. Com relação à altura da mesa, a indicação é de 75 cm.

3. Aposte em cadeiras leves

Nem a mesa nem as cadeiras precisam seguir um padrão de cor ou material, todavia isso depende sempre do gosto e personalidade do morador.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
É possível misturar estilos, contanto que a composição revele harmonia entre os tons e materiais. “Nos meus projetos sempre faço o balanço daquilo que desejo enfatizar. Se as cadeiras são escuras, busco por uma mesa com um material mais leve e claro”, comenta Daiane Antinolfi. É importante aliar o design com peças leves, confortáveis e práticas para a limpeza.
Segundo ela, outro truque importante é evitar cadeiras pesadas e desproporcionais ao tamanho da mesa. “Priorizo o espaço de circulação ao redor da mesa e na decoração um espelho é sempre bem vindo, assim como uma bancada de apoio, que pode ser um móvel para guardar louças, cristais ou apenas um aparador que pode servir de bar”, diz.

4. Escolha móveis que complementem

Para buffet ou aparador no ambiente, tudo dependerá do tamanho do espaço. Além do apoio para servir e receber o pratos, os móveis são funcionais, pois organizam e guardam as louças e talheres próximo da mesa.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
O uso de curvas e linhas orgânicas, além de mesas sem formato definido, segundo ela, ajuda a aproveitar melhor o espaço e acomoda mais lugares. A designer de interiores também indica que, se o ambiente for pequeno, é necessário ter cuidado com a altura do encosto da cadeira.
Em situações como esta, é recomendado que não ultrapassem 10 cm da altura da mesa. “Esse truque faz com que o espaço pareça mais amplo, já que conseguimos enxergar melhor o tampo da mesa”, completa.
Projeto: Daiane Antinolfi | Foto Henrique Ribeiro

5. Invista em iluminação indireta

Foto: Henrique Ribeiro
Foto: Henrique Ribeiro
O projeto luminotécnico deve ser responsável por proporcionar harmonia e conforto para o jantar, pois o espaço remete à contemplação de momentos. Ao posicionar a mesa como foco principal, pendentes ou lustres são os itens recomendados.
O truque é investir em iluminação indireta e com a temperatura de cor ideal de aproximadamente 3000 Kw, que proporciona um clima mais amarelado e aconchegante.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!