Decoração

Vai reformar a casa? Conheça novos revestimentos feitos de cimento

Sharon Abdalla
08/03/2017 19:26
Thumbnail

Revestimento cimentício da linha Tribus da Castelatto. Fotos: Divulgação Foto: Divulgação.

Elegantes e versáteis, os revestimentos cimentícios têm ganhado cada vez mais espaço nos projetos que buscam aliar modernidade e custo-benefício. Tal fato, por consequência, atrai a atenção das empresas, que investem cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias que permitam se trabalhar texturas, cores e composições nas peças.
Para a arquiteta Marília Zimmermann, a fama dos revestimentos de cimento arquitetônico se deve a maior volumetria proporcionada pelos modelos e à resistência deste material, o que reduz a necessidade e, consequentemente, o custo com manutenções.
Revestimento cimentício da linha Tribus da  Castelatto. Fotos: Divulgação<br>Foto: Divulgação.
Revestimento cimentício da linha Tribus da Castelatto. Fotos: Divulgação<br>Foto: Divulgação.
“Os cimentícios têm um efeito 3D muito mais forte do que um porcelanato, o que possibilita um efeito incrível quando se joga iluminação sobre as peças. Eles também podem ser aplicados sem rejunte e alguns modelos ainda aceitam pintura, o que possibilita ao revestimento ter qualquer variação de cor”, acrescenta.
Confira as principais novidades em cimento arquitetônico que estão sendo apresentadas na Expo Revestir 2017, a maior e mais importante feira de revestimentos do país.

Efeito aquarela

Peças com estampas com tons intensos e vibrantes que parecem dar vida ao concreto. Assim pode ser descrita a linha Colors Collection, apresentada pela Castelatto. Por meio de uma tecnologia inovadora, a empresa trabalha a fusão de cores dentro do concreto arquitetônico, tendo como resultado peças que parecem verdadeiras pinturas. A volumetria e os recortes que dão profundida às placas são outras características presentes na coleção. Apresentada como conceito na feira, a linha ainda está sendo desenvolvida e deverá ser lançada em meados de junho.
Revestimento cimentício da linha Colors Collection, da Castelatto.

Composição

No estande do Senhor das Pedras, o destaque vai para os revestimentos formados pela composição de duas ou mais placas cimentícias nas linhas Fiore e Satin, que formam painéis em formato de flores ou em estilo capitonê.
Placas da linha Satin, que podem ser utilizadas como cabeceiras de camas, por exemplo.
Já a linha Madeira reproduz fielmente as tábuas, sendo ideais para o revestimento de pisos. Todas as peças da marca, que tem acabamento liso ou com textura, aceitam pintura, o que potencializa ainda mais a possibilidade de personalização e renovação dos ambientes.

Peças de design

Com quatro lançamentos na Expo Revestir, a Solarium Revestimentos traz nomes consagrados para assinar as novas peças do catálogo. As linhas Cinética (inspiradas nos brises) e Contemporânea (que permite se trabalhar a horizontalidade e a verticalidade das peças), foram desenvolvidas pela arquiteta capixaba Vivian Coser.
Linha Cinética, assinada por Vivian Coser para a Solarium. Foto: Divulgação.
Já o cobogó Leno (que permite brincar com a iluminação dos ambientes), e o revestimento Joá (elaborado em forma de losango), são assinados pelo renomado designer Zanini de Zanine.
Cobogó Leno, criação do designer Zanini de Zanine. Foto: Divulgação.

Formas geométricas

Acompanhando uma das principais tendências em revestimentos, a Santorino reforça o geometrismo e os elementos tridimensionais em suas peças. Placas com formas retangulares, quadradas, hexagonais e desconstruídas estão entre os destaques da marca, assim como as metalizadas, que recebem uma aplicação em resina e trazem colorações em tons de prata e bronze.
Linha Hive, da Santorino, apresenta formatos hexagonais em três dimensões.

Veja entrevista sobre os lançamentos da Castelatto

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!