Ousadia

Decoração

Apartamento de 200 m² tem décor cinza e banheira integrada ao quarto; veja detalhes

Sharon Abdalla
20/05/2020 11:00
Thumbnail

Foto: Fábio Severo/Divulgação

"Um ambiente ousado, com vibe de pub, para receber amigos e tomar bons vinhos". Esta foi a essência do briefing que um jovem casal apresentou à Vanessa Larré Arquitetura para o projeto do segundo imóvel que teriam assinado pelo escritório.
"Os clientes já haviam feito um apartamento conosco há alguns anos, então tiveram tempo para analisar sua própria rotina, os usos, fluxos, cores e gostos. Chegaram com o briefing bem completo e com um conceito forte em mente", lembra a arquiteta Vanessa Larré, responsável pelo projeto juntamente com a arquiteta Samantha Sperotto.
Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação
Para responder a tal anseio, o projeto do apartamento, localizado na Praia Brava, em Itajaí (SC), tem o living e a área gourmet como destaque. Os tons escuros, que remetem aos pubs, vêm do revestimento das paredes com painéis em laca fosca cinza escuro e das tonalidades de preto e chumbo escolhidas para o mobiliário.
"Nós tiramos toda a iluminação do teto e das paredes e [trabalhamos] com iluminação indireta, transformando a sala quase em um lounge", conta Vanessa. A exceção fica por conta do pendente sobre a mesa de jantar.
Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação
Na área da cozinha, a grande ilha e os eletrodomésticos, como fogão e coifas, industriais são os destaques. A opção por eles tem uma forte justificativa, uma vez que a moradora é chef de cozinha. A geladeira e a entrada de serviço ficam "escondidas" pelas mesmas placas em laca cinza chumbo, que aparece em toda a área de convivência.
O "calor" dos ambientes vem do teto e do piso, ambos executados em madeira tauari, e da lareira suspensa instalada próxima à janela. "Quente", também, é a cor escolhida para o lavabo, inteiramente pintado em laranja vibrante, com tonalidade inspirada na da marca francesa Hermés. "Ele ficou super diferente e também traz uma iluminação cênica, por meio de uma luminária de pé. [O contraste vem] do sanitário e da pedra da cuba, ambos em preto", detalha a arquiteta.
Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação
No que diz respeito ao mobiliário se sobressaem o sofá modular em ilha e as peças que levam a assinatura de grandes nomes do design nacional, como Sérgio Rodrigues e Jader Almeida.

Conforto

Na área íntima, por sua vez, o destaque fica por conta da suíte do casal. "Os clientes queriam uma suíte de hotel, com closet grande e [ênfase] para a banheira", aponta Vanessa.
A solução, então, foi abrir uma das quatro suítes do apartamento e uni-la ao dormitório do casal. O ganho de espaço possibilitou a opção por uma cama em ilha, cuja cabeira pode ser circundada, a setorização do closet e um amplo banheiro, que traz a banheira integrada ao quarto. A ducha, dupla, é de teto e a área do box é toda revestida em mármore calacatta, mesmo material que aparece na cuba.
O cinza também aparece nos painéis em laca fosca do dormitório, mantendo a unidade do projeto, mas em uma tonalidade mais clara que a presente nas áreas sociais.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!