Decoração

Vasos e cachepôs levam mais cor aos ambientes

Luís Lima, especial para Gazeta do Povo
05/01/2012 02:22
Thumbnail
Eles podem ser pequenos, grandes ou gigantes e, cada vez mais, estão sendo usados como elementos de decoração. O que não faltam são opções de vasos e cachepôs, que ajudam a espalhar o verde pela casa, com estilo. À venda em lojas de jardinagem ou sob encomenda, as peças são feitas em vários materiais, como cerâmica, metal, madeira, fibras naturais, plástico, concreto e resina.
O paisagista Wolfgang Schlogel, que produz vasos de cerâmica, explica: “As peças podem ser combinadas em várias situações, dentro ou fora de casa. O diferencial de meus produtos, por exemplo, é o tamanho. São de grande porte e, ao mesmo tempo, artesanais, o que permite emoldurar plantas grandes sem prejudicar o produto”, salienta.
Outra criação de Wolfgang são os jardins suspensos, feitos a partir de cachepôs de madeira reaproveitada. “Adaptar um sistema de irrigação e iluminação adequada colabora na manutenção e evidencia a instalação”, acrescenta.
Confira a entrevista com Patrick Blanc, criador do conceito jardim vertical.
Veja um passo a passo de como montar um vaso de lírio-da-paz em casa.
Coloridos
Importados de Israel, os vasos da Greenbo combinam mais com áreas externas e são recomendados para plantas menores, como o pacová e o filodentro. Disponíveis nas cores vermelho, roxo, verde e branco, eles não ficam no chão e têm uma trava para que sejam fixados em muros, grades ou parapeito de varandas. “São ideais para destacar o ambiente ou simplesmente para usar como acabamento em muretas ou cantos que necessitem vasos com plantas”, salienta a paisagista Vera Cortes, proprietária da Flores e Jardins, empresa que comercializa o produto na capital.
“Ecológicos”
Há ainda as peças sustentáveis, feitas com materiais de fibra sintética (que imitam o junco), que podem receber plantas maiores. “Duram mais, não atraem cupim ou umidade, e têm a vantagem de poderem ser usados tanto como vaso quanto cachepô”, afirma Sérgio Bessen, sócio-proprietário da Via Rosa, marca paulistana que comercializa o produto. Na varanda ou no interior da casa, os vasos/cachepôs combinam bem com móveis em madeira e fibras e podem ser usados com plantas maiores como bambus e bananeiras.
Serviço

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!