Decoração

Vem aí as cores verde-limão e rosa-vermelho

Daliane Nogueira
18/02/2011 02:08
Thumbnail
“Apesar de ser uma cor marcante, pode ser usada na decoração, divertindo os ambientes”, sugere a estilista de cores da Lukscolor, Deise Melo. Para usá-la em áreas maiores, no entanto, Deise sugere combiná-la com tons que unem o vermelho ao cinza, quebrando a vivacidade da cor. “É a solução para não enjoar rapidamente.”
A indústria de revestimento já lançou produtos seguindo essa tendência. A Indusparquet oferece um deque no tom rosa-vermelho, que pode ser usado tanto para piso quanto para um painel. A indústria de papel de parede Bobinex, em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum, projetou a linha grafismo com estampas que lembram antigos azulejos na cor rosa.
Limão
Outro tradicional estudo de cores, o Color Future, apontou o tom amarelo-esverdeado como tendência de decoração, especialmente para as paredes. Publicado no Brasil pela Tintas Coral, a cor foi batizada de Toque de Limão. “A principal característica é a simplicidade, tranquilidade e criatividade”, diz a gerente global de cores da Akzo Nobel (proprietária da marca Coral), Paola Vieira. A combinação com acessórios brancos e envelhecidos é a dica para completar os ambientes.
Eduardo Mourão, arquiteto: ousadia
O arquiteto Eduardo Mourão esteve presente no Maison & Objet, primeiro grande evento de decoração de interiores que acontece todo janeiro em Paris (França), e conferiu um mix de culturas do mundo, com as principais tendências luxuosas e extravagantes, além do estilo clássico revisitado. Entre as cores, além de cinza e bege, Mourão aponta o preto total alternado pela cor chumbo e o marrom café. Os tecidos, particularmente, tendem para a ousadia. “O momento é do linho e o veludo, este último nas cores fúcsia, laranja, amarelo e vermelho, bem ao estilo Bollywood indiano”. O arquiteto destaca os mobiliários com aparência artesanal. “O patchwork está de volta, na mistura de vários tecidos com diferentes texturas e cores. Pátinas sofisticadas, levemente esbranquiçadas, cobrem os móveis de inspiração clássica”. Enquanto isso, avalia Mourão, os contemporâneos ganham revestimento de laca e lâminas de madeiras nobres. Para preencher os tetos de diversos ambientes, os grandes lustres marcam presença.
Jayme Bernando, arquiteto: dourado
O dourado deverá brilhar entre as cores vibrantes, responsáveis pelo destaque dos ambientes, na avaliação do arquiteto Jayme Bernardo. “É um tom que retorna forte, para substituir o prateado, além de suas variantes, como o cobre e o ocre.” O profissional aposta na composição do dourado com mobiliários e tecidos nas básicas cores branco e preto. “Independentemente da peça ser com apenas uma ou as duas cores juntas”, afirma. Bernardo aponta, ainda, vermelho, coral, pink, tangerina, azul royal e verde esmeralda como tons interessantes para a temporada. “Estas cores mais fortes surgem sempre como detalhes. É o que dará um toque especial na decoração”. Outra aposta do arquiteto são os artigos produzidos com fibras naturais, seguindo a tendência de sustentabilidade em texturas e acabamentos. “O natural vem na frente, com as mantas de algodão, seda e malha. Para a parede, o revestimento em bambu, que pode ser pintado em cores como preto e azul marinho. Além disso, a laca volta com tudo, porque substitui o corte da madeira e dá o toque de modernidade. É o luxo com toque natural.”
Sony Luczyszyn, arquiteta: simplicidade
A preocupação com a simplicidade visual, tendência consolidada no ano passado, permanece em 2011, na opinião da arquiteta Sony Luczyszyn. Para a profissional, a ideia é trabalhar cada vez mais com produtos e materiais renováveis, que aproximam o natural do urbano. Tons de cores vibrantes, como azuis, amarelos e vermelhos virão com força máxima. “Eles dividirão espaço com os curingas cinza, bege e suas variantes. O preto e o branco permanecem na decoração, conferindo modernidade e elegância aos ambientes.” Para o mobiliário, a tendência, que a cada ano se reforça, é a da modulação e peças multifuncionais, avalia Sony. “Além de linhas retas e superfícies lisas e brilhantes, com a utilização da laca.”
Outra aposta é na escolha por produtos em estilo vintage, como um detalhe nas composições. A arquiteta destaca a crescente procura por papéis de parede ou outros revestimentos, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Entre as texturas, as mais diversas são foco, como lisos, rugosos e em relevos. “Tudo para provocar o toque e completar a sensação de bem-estar do cliente.”
Serviço:
Desmobília: (41) 3322-9890 / Estúdio Glória: (11) 8645.0000 / Ideally: (41) 3339-1525 / Indusparquet: (41) 3528-7434 / House In: (41) 3053-1065 / Inove: (41) 3023-9393 / Kauany Golden: (41) 3343-0036 / Piccola Brotto: (41) 3077-1400 / Pintura & Cia: (41) 3092-9494 / Studio Casa: (41) 3223-6201 / Ton Sur Ton: (41) 3224. 6660.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!