i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

  • PorHAUS
  • 19/07/2019 12:00
Foto: Luke Jerram/Divulgação
Foto: Luke Jerram/Divulgação| Foto:

Essa semana o mundo todo celebra o aniversário de 50 anos da chegada do homem na Lua, por meio da missão Apollo 11, possivelmente uma das principais proezas da humanidade e considerada até hoje a maior aventura da Nasa.

O programa espacial norte-americano tinha apenas 10 anos de idade na época e a missão, com Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, entrou para a história com mais de 600 milhões de pessoas que se reuniram para assistir o momento ao redor dos televisores.

Até hoje a Apollo 11 continua a cativar artistas e designers. Confira 10 homenagens contemporâneas que souberam traduzir com perfeição o fascínio da humanidade pela Lua.

1-Explorando a Lua em realidade virtual

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

A artista norte-americana Laurie Anderson e a artista taiwanesa Hsin-Chien Huang criaram uma instalação ousada em realidade virtual para o Festival Internacional de Manchester, que leva as pessoas a se sentirem em solo lunar. A versão com um toque pessoal de criatividade também utiliza referências da mitologia grega, da literatura internacional, de filmes de ficção científica e da política atual.

2-Mala de viagem by Nasa

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

A astronauta Alyssa Carson se juntou com a marca Horizn e desenvolveu uma mala de viagem com inspiração na identidade visual da Nasa e em toda a linguagem do universo dos astronautas. A peça foi apelidade de M5 e é toda branca, laranja e azul, com cores características da Nasa à época da Apollo 11. A mala tem um carregador de celular inteligente, rodinhas que giram em 360 graus e estrutura em policarbonato aeroespacial.

3-Filme recria excitação das pessoas durante pouso na Lua

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

A empresa holandesa Woodwork criou um curta-metragem em homenagem à chegada do homem à Lua. A edição utilizou gravações de voz originais de 1969 e mostra a excitação de todo o mundo ao testemunhar o feito.

4-LEGO lança réplica da nave de pouso da Apollo 11

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

A Nasa e a dinamarquesa LEGO se juntaram e criaram uma réplica do módulo de pouso da Apollo 11. Ao todo são 1.087 peças, que incluem o solo lunar com cratera, pegada no chão e a bandeira americana. O conjunto foi pensado para se tornar uma peça de decoração.

>>> Exposição de Da Vinci chega ao Brasil em outubro

5-Musk e bilionário japonês vão levar artistas ao espaço

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

Desde setembro de 2018 Elon Musk anunciou que ele e o bilionário japonês Yusaku Maezawa vão levar de seis a oito artistas na primeira viagem de turismo à Lua. A ideia é que, juntos, os convidados desenvolvam uma obra de arte incrível em homenagem ao satélite natural. A viagem está planejada para 2023.

6-Réplica de 7 m de diâmetro da Lua viaja o mundo

Foto: Luke Jerram/Divulgação
Foto: Luke Jerram/Divulgação

Uma réplica de 7 metros de diâmetro da Lua pelo artista britânico Luke Jerram está em turnê pelo mundo. A Lua gigante foi recriada com fidelidade a fotos do solo tiradas pela Nasa. Cada centrímetro da arte representa 5 quilômetros da superfície da Lua. Até agora a Lua já passou pelo Reino Unido e outros países da Europa.

7-Renomado designer holandês quer reciclar lixo espacial

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

O designer e artista holandês Daan Roosegaarde (veja aqui entrevista exclusiva com ele) está pesquisando com afinco em como reciclar lixo espacial. Desde junho de 2018 seu estúdio de design anunciou um programa para capturar parte desse lixo e pensar no que fazer com o material. Várias soluções criativas estão a caminho e serão anunciadas em 19 de janeiro de 2020 em um simpósio internacional de lixo espacial.

8-Casa de 250 m² é inspirada na Apollo 11

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

Uma casa no Canadá foi construída imitando a estrutura do módulo de pouso da Apollo 11, com direito a escadinha metálica e aos pés de sustentação. Com 2,7 metros de altura, a residência foi concebida pelo arquiteto Kurt Hughes para valorizar a paisagem canadense à beira do rio Columbia.

9-LEGO homenageia pioneiras mulheres da Nasa

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

Em 2017 a LEGO anunciou que faria quatro bonequinhos homenageando as mulheres pioneiras da Nasa: as astronautas Sally Ride e Mae Jemison, a astrônoma Nancy Roman e a cientista Margaret Hamilton. Depois de receber mais de 10 mil votos na plataforma LEGO Ideas, a empresa revisou e colocou o set de bonequinhos definitivamente no mercado.

10-Performance de arte com drones

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

Parque da Nasa vai receber apresentação artística de drones criada pelo Studio Drift, que, segundo críticos, faz uma coreografia hipnótica com base em algoritmos biológicos pesquisados ao longo de 10 anos pelo artista holandês Duo.

LEIA TAMBÉM:

Do lado de dentro: morar na casa mais famosa de Gaudí em Barcelona é infernal

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.