Design

10 homenagens de artistas e designers aos 50 anos do homem na Lua

HAUS
19/07/2019 18:00
Thumbnail

Foto: Luke Jerram/Divulgação

Essa semana o mundo todo celebra o aniversário de 50 anos da chegada do homem na Lua, por meio da missão Apollo 11, possivelmente uma das principais proezas da humanidade e considerada até hoje a maior aventura da Nasa.
O programa espacial norte-americano tinha apenas 10 anos de idade na época e a missão, com Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, entrou para a história com mais de 600 milhões de pessoas que se reuniram para assistir o momento ao redor dos televisores.
Até hoje a Apollo 11 continua a cativar artistas e designers. Confira 10 homenagens contemporâneas que souberam traduzir com perfeição o fascínio da humanidade pela Lua.

1-Explorando a Lua em realidade virtual

A artista norte-americana Laurie Anderson e a artista taiwanesa Hsin-Chien Huang criaram uma instalação ousada em realidade virtual para o Festival Internacional de Manchester, que leva as pessoas a se sentirem em solo lunar. A versão com um toque pessoal de criatividade também utiliza referências da mitologia grega, da literatura internacional, de filmes de ficção científica e da política atual.

2-Mala de viagem by Nasa

A astronauta Alyssa Carson se juntou com a marca Horizn e desenvolveu uma mala de viagem com inspiração na identidade visual da Nasa e em toda a linguagem do universo dos astronautas. A peça foi apelidade de M5 e é toda branca, laranja e azul, com cores características da Nasa à época da Apollo 11. A mala tem um carregador de celular inteligente, rodinhas que giram em 360 graus e estrutura em policarbonato aeroespacial.

3-Filme recria excitação das pessoas durante pouso na Lua

A empresa holandesa Woodwork criou um curta-metragem em homenagem à chegada do homem à Lua. A edição utilizou gravações de voz originais de 1969 e mostra a excitação de todo o mundo ao testemunhar o feito.

4-LEGO lança réplica da nave de pouso da Apollo 11

A Nasa e a dinamarquesa LEGO se juntaram e criaram uma réplica do módulo de pouso da Apollo 11. Ao todo são 1.087 peças, que incluem o solo lunar com cratera, pegada no chão e a bandeira americana. O conjunto foi pensado para se tornar uma peça de decoração.

5-Musk e bilionário japonês vão levar artistas ao espaço

Desde setembro de 2018 Elon Musk anunciou que ele e o bilionário japonês Yusaku Maezawa vão levar de seis a oito artistas na primeira viagem de turismo à Lua. A ideia é que, juntos, os convidados desenvolvam uma obra de arte incrível em homenagem ao satélite natural. A viagem está planejada para 2023.

6-Réplica de 7 m de diâmetro da Lua viaja o mundo

Foto: Luke Jerram/Divulgação
Foto: Luke Jerram/Divulgação
Uma réplica de 7 metros de diâmetro da Lua pelo artista britânico Luke Jerram está em turnê pelo mundo. A Lua gigante foi recriada com fidelidade a fotos do solo tiradas pela Nasa. Cada centrímetro da arte representa 5 quilômetros da superfície da Lua. Até agora a Lua já passou pelo Reino Unido e outros países da Europa.

7-Renomado designer holandês quer reciclar lixo espacial

O designer e artista holandês Daan Roosegaarde (veja aqui entrevista exclusiva com ele) está pesquisando com afinco em como reciclar lixo espacial. Desde junho de 2018 seu estúdio de design anunciou um programa para capturar parte desse lixo e pensar no que fazer com o material. Várias soluções criativas estão a caminho e serão anunciadas em 19 de janeiro de 2020 em um simpósio internacional de lixo espacial.

8-Casa de 250 m² é inspirada na Apollo 11

Uma casa no Canadá foi construída imitando a estrutura do módulo de pouso da Apollo 11, com direito a escadinha metálica e aos pés de sustentação. Com 2,7 metros de altura, a residência foi concebida pelo arquiteto Kurt Hughes para valorizar a paisagem canadense à beira do rio Columbia.

9-LEGO homenageia pioneiras mulheres da Nasa

Em 2017 a LEGO anunciou que faria quatro bonequinhos homenageando as mulheres pioneiras da Nasa: as astronautas Sally Ride e Mae Jemison, a astrônoma Nancy Roman e a cientista Margaret Hamilton. Depois de receber mais de 10 mil votos na plataforma LEGO Ideas, a empresa revisou e colocou o set de bonequinhos definitivamente no mercado.

10-Performance de arte com drones

Parque da Nasa vai receber apresentação artística de drones criada pelo Studio Drift, que, segundo críticos, faz uma coreografia hipnótica com base em algoritmos biológicos pesquisados ao longo de 10 anos pelo artista holandês Duo.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!