Design

11 mudanças no escritório para melhorar sua produtividade

HAUS
06/10/2016 12:55
Thumbnail

Veja dicas para uma produtividade mais eficiente e agradável. Fotos: Pixabay/Reprodução

Quem depende do computador para trabalhar passa a maior parte de seu tempo no escritório. Fato consumado, independentemente de ser home office ou não.
E alguns detalhes de design do espaço onde você trabalha podem ser decisivos no resultado da equação para uma produtividade mais eficiente e agradável.

Confira 11 dicas para melhorar o seu escritório

1. Escolha direito a sua cadeira

Valorize a ergonomia das cadeiras. Se você não puder encomendar uma cadeira feita sob medida para você, invista em um modelo que possa se ajustar ao seu corpo. Prefira cadeiras com braços amplos e que tenham alturas ajustáveis, o que ajuda em um dia de muita digitação ou movimento com o mouse. Prefira também uma cadeira que tenha o assento com altura variável, para que você possa alinhar seus olhos com a tela. Em tempo: não esqueça de deixar o encosto sempre reto, para manter a sua coluna na posição correta.

2. Monitor configurado corretamente

Trabalhar até tarde ao computador pode bagunçar o seu ciclo biológico, fazendo com que a próxima jornada seja ainda mais difícil. Isso acontece por dois motivos: o brilho da tela do computador e o contraste. O correto é deixar o brilho no mesmo nível da iluminação do ambiente ao seu redor. Então, se a sua tela parecer uma fonte brilhante de luz, diminua o brilho. Se parecer acinzentado, é o contrário: aumente o nível do brilho.
Com a cor, as ondas azuis geralmente cansam mais os olhos, enquanto as ondas laranja e vermelhas são mais agradáveis em longa exposição. No caso do computador, o monitor emite muitas ondas azuis, que passam despercebidas durante o dia, mas à noite atrapalham. Para isso, tente usar o programa f.lux, que ajusta automaticamente a cor do computador dependendo do seu ritmo pessoal. Mas cuidado: se você trabalha com cores, atente que o programa irá alterar sua percepção dos tons reais.

3. Teclado confortável

Evite trabalhar com teclados de laptops. Sempre opte por teclados independentes. E prefira sempre a posição horizontal, que não força a posição dos pulsos. Assim, seu trabalho será mais confortável e flexível.

4. Acerte na iluminação

A iluminação do ambiente é crucial. Pena que muitos preferem sempre as lâmpadas fluorescentes, que são fortes demais e têm luz fria. O mais agradável e acolhedor aos olhos é a iluminação indireta ou natural. Se a luz natural for abundante, você ainda pode instalar persianas para que ela se torne difusa. E evite instalar sua mesa de frente para a janela. Prefira sempre ficar adjacente à entrada de luz.

5. Feng Shui

Além de considerar o que vai na sua mesa e onde deve ficar cada elemento, considere também a posição da sua mesa de trabalho no ambiente.
Evite ter a mesa alinhada com a porta de entrada da sala, pois é por ali que entra e circula a energia, deixando você nervoso, agitado e distraído. Prefira sentar próximo ou de frente para outro colega, o que facilita a troca de ideias.
Se houver muito barulho e distração, recorra aos fones de ouvido e escolha músicas ou algum som ambiente que ajude na concentração. O site Noisli permite que você crie playlists com diferentes sons ambiente.

6. Lanchinho saudável

Os lanchinhos são a maneira mais atrativa de procrastinar. E, se saudáveis, vão te deixar mais feliz e pronto para criar o que precisar. Mantenha sempre por perto um pequeno estoque diário de frutas ou barrinhas. Isso vai evitar que você saia por aí atrás de lanches nada saudáveis, que podem aumentar sua fadiga e seu ajudar a estragar seu humor.

7. Bagunça bem-vinda

Uma certa dose de bagunça é ingrediente indispensável para despertar a criatividade. Estudos ao redor do mundo mostram que, ao contrário do que imaginamos, ambientes milimetricamente organizados e minimalistas não ajudam tanto assim na produtividade saudável. Por isso não tenha vergonha da sua bagunça.

8. Mas mantenha seus arquivos organizados!

Apesar do endosso científico a favor da bagunça, algumas coisas ainda precisam ser devidamente organizadas para ajudar no dia a dia. Como é o caso dos arquivos do computador. Se não nomeados e organizados corretamente, achá-los pode ser uma tarefa para lá de trabalhosa.

9. Prateleiras

Entre gavetões e prateleiras, escolha as prateleiras. Por serem abertas visualmente, facilitam encontrar o que quer que seja, permitem explorar o aspecto decorativo de livros e arquivos, e são mais fáceis de ficar com a sua cara. Sem falar que a riqueza visual e até bagunçada é um estímulo à inspiração e à criatividade.

10. Pendure!

Algo tão simples quanto um mural pode te ajudar. Use o espaço para pendurar desenhos digitais ou textos, que podem ser avaliados ou revisados no papel. A diferença é enorme no resultado final. Você pode optar por murais de cortiça ou por fios com grampos.

11. Duas telas

Se você não tem um grande monitor, a solução é ter dois monitores convencionais. No início, pode ser meio difícil de se acostumar, mas com o tempo você pega o jeito, já que ter os dois facilita vários trabalhos criativos.

LEIA TAMBÉM

Site oferece revelação gratuita de fotos para decorar a casa

Vai ter muita cor na decoração em 2017

Designer paranaense assina ambientes do primeiro iate Armani no Brasil

13 canais do YouTube para quem ama arquitetura

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!