Design

5 produtos curitibanos entre os melhores do design brasileiro

Aléxia Saraiva
14/08/2018 17:12
Thumbnail

Incensário Haus, descanso Tec e Ganchinhos Kebragalho são alguns dos finalistas do 6ª Prêmio Objeto Brasileiro. Fotos: Divulgação

A produção artesanal contemporânea brasileira está de vento em popa, e o Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela instituição A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, vem para coroar os melhores da área.
A premiação, que acontece a cada dois anos, chega a sua 6ª edição em 2018 com 64 finalistas — dos quais cinco são curitibanos: um do estúdio Marcenante e quatro da Guria Marcenaria, marca com maior número de selecionados.
Up Cup é um dos finalistas selecionados. Foto: divulgação
Up Cup é um dos finalistas selecionados. Foto: divulgação
Para a designer da marca Juliana Bello Schlichting, é a missão da marca que ganha destaque, mais do que serem campeões na quantidade. “Para a gente, que é pequeno produtor e ainda está conquistando nosso espaço, o prêmio vem fortificar o caminho que estamos trilhando. Isso é ver que estamos tomando o rumo certo na nossa produção e nos nossos valores”, afirma. Junto com Diogo Santos, ela produz as peças artesanalmente e em pequenas quantidades.
Um dos valores mencionados por Schlichting que ganhou visibilidade com o prêmio é o upcycling, já que três das quatro peças são feitas a partir do reaproveitamento de materiais descartados. São eles os ganchos de parede Kebragalho, feitos com galhos de araucárias podados; o incensário Haus, feitos com refugo de madeireiras; e o suporte Upcup, que reutiliza garrafas de vinho branco.
LEIA TAMBÉM
Ganchos Kebragalho, feitos com madeira de galhos podados de Araucária. Foto: divulgação
Ganchos Kebragalho, feitos com madeira de galhos podados de Araucária. Foto: divulgação
O outro selecionado foi o descanso Tec, que já foi finalista do Prêmio Salão Design. “Ele tem um design divertido, porque precisa da interação humana para funcionar. É uma peça para soltar a criatividade”, destaca Schlichting.
Essa foi a segunda vez que o estúdio é finalista do Prêmio Objeto Brasileiro. Em 2016, participou com as Luminárias Orvalho.
Com seu formato triangular, o Conjunto Tec permite infinitas possibilidades de montagem. Foto: divulgação
Com seu formato triangular, o Conjunto Tec permite infinitas possibilidades de montagem. Foto: divulgação

Finalistas e vencedores

Da curitibana Marcenante, o finalista escolhido foi o suporte ÍON. A barra de cumaru maciço leva ímãs que podem sustentar facas, ferramentas ou chaves.
Suporte ÍON, da Marcenante. Foto: divulgação
Suporte ÍON, da Marcenante. Foto: divulgação
O Prêmio Objeto Brasileiro é divido em três categorias: objeto de produção autoral, objeto de produção coletiva e ação socioambiental. Os vencedores serão anunciados na segunda semana de novembro. Todos os selecionados vão integrar uma exposição no Museu do Objeto Brasileiro, que acontece de novembro a dezembro deste ano. Confira aqui todos os finalistas.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!