Design

Design

7 concursos de design universitário para se destacar no mercado

Eloá Cruz, especial para HAUS
28/02/2020 20:23
Thumbnail
Todos os anos, premiações e concursos de design oferecem a oportunidade a estudantes universitários de apresentar seus talentos. Desde mobiliário, projeto de design de interiores, automóveis, vestuário e até embalagens, estudantes de design e arquitetura podem conquistar prêmios de destaque na área.
A HAUS fez uma seleção dos principais concursos no Brasil para estudantes. Confira:
O concurso oferece aos vencedores um ano de estágio no Estúdio de Design da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. O processo de seleção é dividido em duas categorias: Shape Design e Color & Trim. Na categoria Shape Design, a proposta é desenvolver um meio de transporte de acordo com o tema proposto - que varia a cada ano. Já pela Color & Trim, o candidato deverá desenvolver acabamentos para uso externo e interno.
As inscrições acontecem no primeiro semestre e finalistas e vencedores divulgados entre novembro e dezembro.
Criado na década de 80, o Prêmio Bom Design revela a cada ano os novos talentos do design do sul do país. Os estudantes inscrevem seus projetos de conclusão de curso e são avaliados por profissionais do design renomados. As inscrições são gratuitas e normalmente são abertas no segundo semestre do ano.
Exposição no Museu da Casa Brasileira © Leo Eloy/ Estúdio Garagem
Exposição no Museu da Casa Brasileira © Leo Eloy/ Estúdio Garagem
Desde de 1986, o prêmio de design do Museu da Casa Brasileira (MCB) analisa trabalhos de todo o país nas áreas de construção, transporte, eletroeletrônicos, iluminação, mobiliário, têxteis e utensílios. Para estimular a participação de estudantes, o MCB oferece desconto para a inscrição de universitários. O Museu faz uma mostra com os vencedores de cada categoria, as peças ficam em exposição por dois meses. As inscrições para o prêmio acontecem no fim do primeiro semestre.
A Leroy Merlin e o Instituto Tomie Ohtake também tem uma premiação voltada a estudantes universitários. O concurso não se restringe a categorias e procura a relação do design com a arquitetura, biologia, engenharia e ciências sociais. A cada edição, o prêmio oferece um tema para instigar soluções inovadoras. As inscrições abrem normalmente no primeiro semestre. Os três primeiros lugares são contemplados com bolsas de estudo em cursos de design no exterior.
O grande prêmio de design de mobiliário brasileiro foi criado pelo Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis) em 1988, no coração da Serra Gaúcha. Hoje, o Prêmio Salão Design é uma vitrine de tendências e leva para o mercado peças competitivas. Do início do concurso até hoje, cerca de 15 mil projetos foram inscritos. O prêmio acontece a cada dois anos.
Criado em homenagem ao designer gaúcho José Carlos Mário Bornancini, a premiação que acontece desde 2006 envolve as categorias design de produto, visual, ambientes, moda, digital, serviços, embalagem e inovação. As inscrições dos projetos devem ser feitas pelo site e não há limitação do número de projetos inscritos por autor. Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$ 60. As inscrições acontecem no segundo semestre do ano.
Criado em 2006, o Prêmio Tok & Stok de design universitário é voltado para estudantes de design de produto, arquitetura e design de interiores. Todos os anos, a marca propõe um desafio de criar um móvel ou sistema construtivo a partir de um tema, que varia a cada ano. As inscrições acontecem no segundo semestre e a participação é gratuita.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!