Design

9 tendências do Festival de Design de Londres que vão mudar o cotidiano

Luan Galani
27/09/2016 21:00
Thumbnail

Festival de Design de Londres deste ano evidencia 10 tendências para um morar mais completo e genuíno. Fotos: Festival de Design de Londres/Divulgação

O Festival de Design de Londres de 2016 acaba de dizer adeus. Mas os dias que agitaram os sete distritos participantes do evento deixam um legado poderoso de tendências que vão moldar a maneira como nós vivemos.
O festival se preocupa menos em mostrar produtos, e mais em explorar novos conceitos. Por isso, a exemplo do Salão Internacional do Móvel de Milão, é palco reconhecido de novas ideias e tendências emergentes.

Confira 9 tendências para o mundo do design e da decoração

Adote um discurso

“Essa é a temporada do discurso, da personalidade e da expressão individual“, diz a diretora criativa da Habitat ao The Telegraph. “As pessoas estão aborrecidas com o comum e estão à procura do design que é belo e excitante.” Faça o mesmo com a sua casa e dê sua cara à decoração. Sem medo de ser feliz e de ser diferente.

Sorria!


Cada vez mais o design traz um toque de humor. Itens funcionais que fazem questão de levar mais cor e de ajudar a achar alegria nas pequenas coisas. Um dos lançamentos foi a coleção Circo, do designer holandês Marcel Wanders, para a italiana Alessi e para a inglesa Harrods.

Expressionismo abstrato

De tecidos a mobiliário, de exposições conceituais a revestimentos, a temática do expressionismo abstrato está bem presente. “É uma reação natural ao mundo cheio de marcas que nos tornamos”, opina o designer norte-americano Martyn Thompson. “Estamos cercados por grandes marcas e procuramos justamente o oposto: algo individual, personalizado e humano.”

Hand-made

O feito a mão é cada vez mais valorizado. Confere elegância e exclusividade. Principalmente na cerâmica. “É uma reemergência das técnicas antigas por jovens artesãos”, defende Emma Dixon, do Museu Geffrye. A estética preferida é da própria argila rústica ou de tons terrosos.

Diferentes materiais e texturas na iluminação

Criatividade nas texturas e nos materiais, e estéticas cada vez mais próximas das obras de arte. É isso que se observa nas luminárias lançadas no evento. Verdadeiras esculturas!

Calmaria

Na mesma toada da Bienal de Arquitetura de Veneza, o evento em Londres destacou espaços de relaxamento para combater o estresse. O arquiteto Asif Khan chegou a criar um pavilhão temporário cheio de plantas para ajudar os moradores da cidade a desestressar.

Marchetaria

Técnica tradicional do século 16, a marchetaria recebe releituras supercontemporâneas. Como nos móveis criados pela designer britânica Bethan Gray e por outros profissionais, como Giles Miller e Alessandro Zambelli.

Design experimental dos locais de trabalho

Ao passo que as tecnologias se superam a cada dia, caminha no mesmo ritmo o design dos escritórios. Cada vez mais experimentais e multifuncionais. A foto mostra o mobiliário Swoosh, por Kalina Kalarus, para Silverline, que combina a função de armazenamento com absorção do som ambiente.

Ferro oxidado

Diversos acessórios e móveis apareceram com uma nova patina durante o festival, utilizando-se bastante do metal oxidado, que aparece no acabamento original ou em diversas cores junto com a marchetaria.

LEIA TAMBÉM

Transforme sua sacada com itens a partir de R$ 50

Curitiba recebe exposição interativa sobre vida e obra de Niemeyer

Após restauro, biblioteca mais antiga do mundo reabre no Marrocos

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!