Feito por mulheres

Design

Designer Ana Penso lança coleção em parceria com mulheres artesãs de Cerro Azul (PR)

Roberta Braga, especial para HAUS
11/08/2021 20:46
Thumbnail

A nova coleção traz quatro peças feitas produzidas a partir da palha de milho, em um trabalha artesanal executado por uma comunidade de mulheres de Cerro Azul. | Kelly Gequelim

A recém-lançada coleção Calma, que traz quatro vasos feitos a partir da fibra de milho trançada manualmente, foi a resposta da designer curitibana Ana Penso para um período turbulento em sua vida pessoal. Em um ano de transformações, o processo de ressignificação pela qual passou refletiu também em suas criações. “Com a pandemia, eu precisei repensar minha vida pessoal. E quando as coisas começam a desmoronar, percebi que o que nos falta é calma. E é algo simples, não pode ser tão difícil ter calma.”
Com essa ideia em mente, uma enxurrada de reflexões sobre seu trabalho como designer inundou seus pensamentos.
“Comecei a refletir sobre o design e a questão do trabalho manual. Por exemplo, o tempo que se leva para executar uma peça de forma artesanal é uma expressão nítida e óbvia de calma e de afeto. E era isso que eu queria trazer para essa coleção: o design como forma de expressão artística e de reaproximação com o elemento humano na fabricação das peças.”
Coleção traz vasos de diferentes tamanhos e formatos que podem funcionar como objetos utilitários ou decorativos.
Coleção traz vasos de diferentes tamanhos e formatos que podem funcionar como objetos utilitários ou decorativos.

Fibras naturais

Para concretizar a ideia, Ana, que já tinha a experiência de trabalhos com o vime e com o rattan, começou a pesquisar materiais naturais e artesãos locais. “Além de unir o simples com o design, o que me encanta em trabalhar com as fibras naturais são as pessoas por trás desses processos ancestrais”, conta.
Por indicação de uma amiga, chegou a uma comunidade de mulheres de Cerro Azul, no Paraná, que faz um trabalho com a fibra do milho, e se encantou. “Conheci esse grupo de oito mulheres, todas da mesma família, a família Mariano. Elas fazem esse trabalho manual com a fibra do milho, é algo que foi ensinado por suas mães e avós. Elas trabalham na lavoura de milho durante o dia e, de noite, desenvolvem o artesanato com a fibra.”
A fibra de milho é produzida por um processo artesanal em que a palha é seca, cozida, torcida e trançada.
A fibra de milho é produzida por um processo artesanal em que a palha é seca, cozida, torcida e trançada.
O processo de produção da fibra, explica Ana, é totalmente artesanal e sustentável, já que a palha seria descartada. A palha do milho é reservada e passa pela secagem. Depois, ela é cozida, torcida, trançada e se transforma em um fio que será usado para tecer as peças. “Só esse processo leva cerca de cinco horas, para então a peça ser executada.”

Coleção Calma

Como a fibra de milho é mais delicada, Ana desenhou uma coleção que teve como ponto de partida as características do material. “A fibra de milho é mais macia, leve, é gostosa de pegar e olhar”, define. Toda essa delicadeza foi transportada para as quatro peças que compõe a coleção. São vasos de diferentes tamanhos e formatos que podem funcionar de múltiplas formas, como objetos utilitários ou decorativos.
“O conceito da coleção foi inspirado no formato da montanha, do morro, que são locais que são sinônimos de calma, de solitute. Mas eu pensei, primeiro, na forma da montanha, para então, individualmente, criar cada elemento. São peças separadas que, quando se juntam, representam esse complexo maior.”
Seguindo o mesmo propósito de calma, a coleção também foi desenvolvida sem pressa, levando seis meses para ser finalizada. “A produção começa apenas depois da encomenda. É um trabalho demorado, um exercício de calma que vem ao encontro do meu novo posicionamento profissional”, observa.

Serviço

A coleção Calma é vendida exclusivamente na Boobam, apenas por encomenda, com um prazo entre 30 a 40 dias para entrega. As peças podem ser adquiridas separadas e custam R$ 467 (cada).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!