Design

Ao lado de Ferrari e Apple, empresa de Curitiba ganha destaque em prêmio de design

Mariana Domakoski*
04/04/2017 13:00
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Com sete opções de cores, a capa para prótese de perna Confete é ajustável a pessoas de qualquer tamanho e peso. Foto: Reprodução/Facebook/Furf | Silvia Wagner

O curitibano Furf Design Studio venceu o Red Dot Award: Product Design, uma das principais premiações de design do mundo, cujo resultado foi divulgado nesta segunda (3). Com a capa para prótese de perna Confete, o escritório foi escolhido na categoria Saúde e também recebeu a premiação máxima, chamada de Best of the Best, na qual os jurados reúnem os projetos mais bem executados entre os vencedores. Neste grupo estavam, além do Furf, produtos de marcas como Ferrari e Apple.
Pela primeira vez um escritório brasileiro é agraciado na categoria Saúde do prêmio, realizado anualmente desde 1954. “Acreditamos que o reconhecimento no Red Dot se deva ao fato de não termos feito apenas um produto, mas algo que promove a democratização da auto-estima“, afirmam os designers de produto Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, sócios fundadores do Furf, ressaltando o preço da capa: feita de polipropileno, custa R$ 500. “Hoje há muitos profissionais talentosos que criam somente móveis e objetos de decoração. Mas há muito mais áreas. Seria interessante se nos uníssemos e criássemos para outras causas também”, completam.
Em julho a dupla viaja à cidade alemã de Essen para a premiação.
Foto: Reprodução/Ethnos
Foto: Reprodução/Ethnos
Foto: Reprodução/Ethnos
Foto: Reprodução/Ethnos
Foto: Reprodução/Facebook/Furf
Foto: Reprodução/Facebook/Furf

Cor e personalização

Contratados pela empresa Ethnos Produtos Ortopédicos para o desenvolvimento de uma capa para prótese, os sócios do Furf mergulharam em uma pesquisa detalhada sobre o uso e o visual dos artigos. Perceberam que algumas capas que tentavam imitar a perna humana, com a coloração e até mesmo com o uso de meias, não agradavam boa parte dos usuários, que preferiam nem usá-las. E sem a capa, essas pessoas perdiam volume nos membros inferiores, o que contribuía para a diminuição da auto-estima, conforme explicam os dois.
Daí surgiu a ideia de criar algo colorido. Lançada há três meses no mercado, a Confete está disponível em sete cores e em tamanho único, ajustável a pessoas de qualquer altura e peso. Por conta do material, pode ser cortada facilmente.
Foto: Reprodução/Ethnos
Foto: Reprodução/Ethnos
*Especial para a HAUS.

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