Ativismo

Design

Arcos de tijolos usados nos protestos pró-democracia em Hong Kong ganham prêmio de design

Por HAUS
05/03/2021 19:04
Thumbnail

O design dos arcos de tijolos permitia que carros não avançassem pelas ruas. | Reprodução/Deezen.

Arcos de tijolos improvisados nos protestos pró-democracia de Hong Kong - que ocorreram em vários momentos no país entre 2019 e 2020 - ganharam o prêmio Design of The Year 2020 na categoria escolha do público. Empilhados em aglomerados de três peças, o objeto era montado em estradas e ruas para impedir a movimentação de carros.
Mesmo quando atingidos por uma roda, o tijolo superior caía e os dois restantes formavam um contraforte, impedindo que o veículo avançasse. Logo, o design criado permitiu eficiência nos protestos, pois os manifestantes conseguiam reproduzir a estrutura facilmente. O designer criador dos arcos é desconhecido.
"Acho que uma das razões pelas quais os arcos de tijolos atingiram tal simpatia com o público é pelo fato de que a sua simplicidade projetada se une com a complexidade do momento político vivido", disse co-curadora do Design of The Year 2020, Maria McLintock, ao site Deezen.
Visualmente, mesmo sendo um tamanho pequeno, os arcos de tijolos vêm sendo comparados pelos designers a obras históricas monumentais, como o Arco do Triunfo, em Paris, e ao Stonehenge, no Reino Unido.
"Para que essas pequenas estruturas gerem metáforas de grandes monumentos arquitetônicos, deve haver uma mensagem poderosa em jogo aqui", acredita McLintock.
Designer criador dos arcos é desconhecido.
Designer criador dos arcos é desconhecido.
O "design de protesto" surgiu com os movimentos pró-democracia em Hong Kong, que iniciaram em junho de 2019 e seguiram por todo o ano de 2020 em diversos momentos. O início se deu por conta da aprovação de um projeto de lei controverso, em abril daquele ano, onde o governo permitiria a extradição para a China continental de pessoas suspeitas de cometer determinados crimes.
O argumento da população que foi às ruas, críticos à proposta, é de que haveria o risco de julgamentos injustos, e que Hong Kong poderia ficar sob maior influência da China.
O projeto de lei foi suspenso; os manifestantes porém continuaram nas ruas até que ele fosse derrubado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!