Design

Usando caixas de papelão, arquitetos criam casas cheias de estilo para gatos

Stephanie D'Ornelas*
29/05/2018 20:10
Thumbnail

"A Cat Thing" é uma série de produtos especialmente pensados para felinos e seus donos. Foto: Reprodução/Designboom

Quem convive com gatos sabe: pouca coisa deixa os felinos mais entusiasmados do que uma caixa de papelão. Imagine então a alegria dos bichinhos com sistemas modulares que criam um verdadeiro playground com o papel resistente. O projeto, batizado “A Cat Thing”, foi criado em 2016 por um casal de arquitetos de Taiwan. A ideia surgiu após adotarem Lily, uma gata que se recusou a comer por dias e só voltou a se alimentar após passar uma hora dentro de uma caixa.
Arquitetos apostaram no design geométrico e minimalista. Foto: Reprodução/Designboom
Arquitetos apostaram no design geométrico e minimalista. Foto: Reprodução/Designboom
“Os seres humanos precisam de um ambiente acolhedor e seguro para viver: o mesmo vale para os gatos. Entendemos a importância da segurança e do espaço para os gatos no dia em que começamos a viver com eles: eles pareciam se sentir mais confortáveis e relaxados em um espaço pequeno e estreito”, explicam os arquitetos no site do projeto.
 Foto: Reprodução/A Cat Thing
Foto: Reprodução/A Cat Thing
A simplicidade guiou os designers do produto, que utilizaram princípios do origami para criar conexões que unem os módulos de diferentes formas de maneira segura para os animais, que podem descansar, correr, brincar e pular entre os módulos com tranquilidade. O objetivo foi criar um projeto criativo e harmonioso que pode ser perfeitamente inserido em residências modernas.
Foto: Reprodução/Designboom
Foto: Reprodução/Designboom
Prédios pré-fabricados e as famosas peças do Lego foram inspirações para o desenvolvimento das peças. São quatro opções de módulos, classificados em quarto, sala de estar, varanda e rampa. Juntos eles podem ser empilhados, transformados e expandidos. “Essa casa de gato também faz parte do design de interiores. Ela pode levar uma textura muito natural e acolhedora para o local em que você vive”, dizem os criadores.
Foto: Reprodução/A Cat Thing
Foto: Reprodução/A Cat Thing
Além do design e funcionalidade, o mini-edifício de papelão também é sustentável. Todos os produtos e embalagens da marca são recicláveis e feitos com materiais atóxicos. Os designers também se esforçaram para reduzir o desperdício de papel, criando peças para encaixar um módulo ao outro com os pedaços de papel resultantes dos recortes dos cubos.
Foto: Reprodução/Designboom
Foto: Reprodução/Designboom
As peças podem ser compradas pelo site da empresa A Cat Thing, que envia para todo o mundo. O preço dos módulos varia de 12,45 a 14,45 dólares (aproximadamente R$ 46 a R$ 54).
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!