Design

Arquitetura de vestir: em parceria inédita, Kengo Kuma assina tênis para a Asics

HAUS
17/11/2019 11:05
Thumbnail
Um dos mais importantes e reconhecidos arquitetos japoneses vivos, Kengo Kuma assina uma parceria inédita com a Asics no desenho do Metaride Amu, tênis de performance da marca de vestuário e acessórios esportivos.
Com previsão de lançamento para o próximo dia 20 de dezembro, o calçado traz trama que remete à tradicional técnica japonesa de artesanato com bambu – conhecida como yatara knitting – que, além da questão estética, contribui para a ergonomia e conforto ao caminhar ou praticar atividades físicas. O desenho ainda faz referência ao tradicional gráfico da Asics, que aparece na lateral do calçado.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A sola, por sua vez, é composta por duas partes: uma entressola em tom de marrom claro, confeccionada a partir de um tecido derivado de madeira ecologicamente correta, e a sola, branca. Para potencializar a absorção do impacto, o tênis conta com calcanhar em gel e palmilha de duas partes, em ortólito (tipo de rocha microgranítica) e cortiço, que amortecem a pisada.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Esta é a primeira vez que Kuma, responsável pelo projeto da fachada da Japão House, em São Paulo, para citar um projeto brasileiro, assina um trabalho fora do âmbito da arquitetura propriamente dita. O tênis será comercializado somente no site da Asics japonesa ao custo aproximado de US$ 330 (cerca de R$ 1,3 mil).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!