20Curitiba60

Design

Artista cria azulejos inspirados na arquitetura das casinhas e prédios antigos de Curitiba

Luan Galani
03/08/2021 20:37
Thumbnail

Coleção 20Curitiba60 do artista Rômulo Lass transforma em azulejaria cinco desenhos frequentemente encontrados em casas brasileiras entre as décadas de 1920 e 1960. | Rômulo Lass

O artista Rômulo Lass eternizou em uma coleção recente de azulejos alguns dos desenhos mais comumente encontrados em casinhas e prédios antigos de Curitiba, mas que também podem ser vistos em diversas residências e edifícios pelo resto do Brasil. A coleção foi batizada de 20Curitiba60, em referência ao recorte temporal dos espaços construídos observados, que vão de 1920 até 1960.
São cinco desenhos que reinterpretam as texturas do chão de caquinhos e das paredes de pedras, o formato da telha capa canal, o vitral de janelas, a forma das esquina chanfradas e as linhas curvas dos adornos de ferros.
Livro sobre residências vernaculares de Curitiba foi o ponto de partida para a coleção de Rômulo Lass.
Livro sobre residências vernaculares de Curitiba foi o ponto de partida para a coleção de Rômulo Lass.
A ideia surgiu a partir de um trabalho de ilustração que Rômulo fez para o livro "Inventário de Arquitetura Residencial Curitibana", dos arquitetos Fábio Domingos Batista e Paula Domingos Fraiz Morais. A obra estudou as edificações residenciais vernaculares, levantadas por artesãos e construtores anônimos, cheias de detalhes construtivos bem ricos.
"Essas casas tem uma conexão com a minha infância, com a casinha do meu bisavô, onde eu nasci", relata Rômulo. "Foi um grande trabalho emocional relembrar esses detalhes, poder visitar outras casas, olhar para esses elementos do mesmo jeito e com o mesmo carinho que olho para a casa do meu bisavô."
Para Rômulo, artisticamente esse trabalho também foi muito motivador por ser inspirado em elementos existentes e regionais que podem ser transformados em desenho mais simples, mas que na repetição fica interessante. "Apesar de serem elementos de casas daqui, pode ser utilizado em qualquer lugar porque abraça bastante a cultura brasileira".
Os azulejos são no formato clássico 15,4 x 15,4 cm e são vendidos em caixas com 21 peças, suficientes para revestir uma superfície de meio metro quadrado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!