Design

Dos móveis aos copos, bar é totalmente impresso em 3D

HAUS*
17/04/2018 20:03
Thumbnail

Bar foi aberto em 2015 e segue em "impressão" constante. Foto: Reprodução/L'Ex-Design Project Bar

Se você pensa que já viu (e ouviu) de tudo quando se fala em impressão em três dimensões vai ficar surpreso com o projeto do L’Ex-Designer Project Bar. Em “impressão” desde 2015 em Barcelona, Espanha, o bar é formado por mobiliário, acabamentos e até louças impressas em 3D e possibilita uma experiência inédita para seus visitantes. Isso porque o espaço está inacabado e em “construção” constante, permitindo aos clientes acompanharem o processo de impressão de um copo ou prato – realizada por três impressoras que compõem a decoração do espaço – enquanto desfrutam sua bebida ou comida.
Foto: Reprodução/L'Ex-Design Project Bar
Foto: Reprodução/L'Ex-Design Project Bar
O projeto do bar é do designer catalão Martí Guixé, especializado em designer de produto e de interiores, que concebeu a ideia ainda em 2001. O objetivo do espaço é o de “construir uma nova percepção de design, a partir da tecnologia, inovação e ficção, definindo uma nova relação entre cultura, arte e negócios”, como descreve ele no site do bar.
MAIS SOBRE IMPRESSÃO 3D

O bar

Localizado em um imóvel de 90 m², o L’Ex-Designer Project Bar é caracterizado pela inexistência de parte do espaço, como descreve o engenheiro e mestre em Design Luiz Mileck, idealizador do Coletivo Alimentar e representante do Brasil na Rede Latino Americana de Food Design, que visitou o bar.
“Mas logo se percebe que ele está, literalmente, sendo construído. Três impressoras 3D funcionam sem parar e produzem os utensílios, os copos, as prateleiras, os bancos e até os revestimentos das paredes do bar”, detalha.
O ambiente interno é impresso em PLA, material à base de amido de milho cinza. Os copos, pratos e demais utensílios da cozinha, por sua vez, são impressos em ABS modificado (um tipo de resina), adaptado e certificado para uso médico e gastronômico.
Mesmo com uma proposta totalmente inesperada, o bar “é um espaço pouco conhecido em Barcelona”, como explica Guixé ao visitante brasileiro – no dia em que Mileck esteve no L’Ex-Designer, o responsável pelo atendimento do bar estava doente, o que fez com que o próprio designer e criador do espaço estivesse servindo os clientes. Muitos deles, inclusive, são designers e estrangeiros. “O bar é uma espécie de refúgio estético das experiências cotidianas e pasteurizadas dos outros bares em Barcelona”, avalia Mileck.
A previsão é a de que a impressão completa do L’Ex-Designer Project Bar seja finalizada em dois ou três anos. Até lá, ele seguirá atendendo aos clientes e apresentando um cardápio simples, com petiscos, cervejas, vinhos e drinks. As comidas ainda não são impressas, mas o objetivo de Guixé é o de que, finalizada a estrutura física do bar, as impressoras passem a ser utilizadas para imprimir os pratos do cardápio.
Foto: Reprodução/L'Ex-Design Project Bar
Foto: Reprodução/L'Ex-Design Project Bar
“Neste projeto, o designer Martí Guixé consegue provocar o pensamento aparentemente estabelecido do que seria a Food Design, porém sem chamar atenção para esta reflexão profunda em frequentadores comuns, mais interessados em seus comes, bebes e impressoras 3D”, resume Mileck.
*Colaborou Luiz Mileck

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!