Design

BMW faz parceria com famosa designer espanhola e cria galeria para carros de luxo

Daliane Nogueira*
15/03/2019 15:09
Thumbnail

A designer e arquiteta espanhola Patricia Urquiola projetou uma estrutura para expor os carros de luxo da BMW em Munique. Fotos: Divulgação

Há pouco mais de 10 anos a BMW investiu em um imponente prédio em Munique, o BMW Welt. Com projeto do arquiteto austríaco Wolf D. Prix, da empresa alemã Coop Himmelblau, o conjunto abriga a sede, um showroom boutique e o museu da famosa marca de automóveis. É um dos lugares mais visitados de Munique e reconhecido por apresentar os carros como em uma galeria, desfilando a imponência dos modelos de luxo.
Foto: Wikimedia Commons.
Foto: Wikimedia Commons.
Como esse sucesso era preciso um investimento a mais. Daí nasceu o namoro da marca com a designer e arquiteta espanhola Patrícia Urquiola, um ícone da criação de móveis e outros objetos, com peças assinadas para diversas marcas de ponta, como Cassina, Moroso e, recentemente, Louis Vuitton.
Foto: BMW Group/Divulgação
Foto: BMW Group/Divulgação
O que surgiu da parceria desenhada há vários anos foi um palco de exposição para os carros com uma linguagem incomum para o mercado automotivo. Em uma área de pouco mais de 300 metros quadrados, Urquiola desenhou tudo, incluindo o piso, a estrutura metálica que emoldura o cenário e, claro, os móveis. Ela trabalhou em parceria com o vice-presidente de design da BMW Adrian van Hooydonk.
De acordo com os porta-vozes da marca, o grande objetivo é expor os seis novos modelos BMW, que jamais havia lançado tantos carros em um mesmo ano e isso motivou o investimento.
Foto: BMW Group/Divulgação
Foto: BMW Group/Divulgação
Um dos destaques do local é o design do piso. O mosaico azul e verde foi realizado a partir de impressão 3D e usa uma estrutura bioplástica de alguns centímetros de altura. A superfície não tem emendas e ajuda a criar o cenário para evidenciar os carros. Além dos padrões geométricos, o quadro impresso em 3D permite formas livres e orgânicas, bem ao gosto de Urquiola.
Foto: BMW Group/Divulgação
Foto: BMW Group/Divulgação
Em vídeo apresentado no espaço, Urquiola afirma que o trabalho abriu a possibilidade para ela, já bastante experiente, trabalhar com novas possibilidades no campo do design, experimentando formas, materiais e cores. Os móveis apresentados no lounge foram lançados nas últimas temporadas e feiras de design e são fruto do trabalho da designer para marcas italianas de móveis.
Na mesma apresentação van Hooydonk reflete sobre a união entre design e a indústria automobilística, além de apontar os caminhos para o mercado de luxo “que deve combinar inovação e tecnologia, além de oferecer experiências únicas.”
*A jornalista viajou a convite do iF Design Awards.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!