Design

Brasileiro ganha concurso de design da Nasa e recebe apenas 250 dólares

Infomoney
15/09/2017 21:30
Thumbnail

Imagem: Divulgação

Um brasileiro de Santa Catarina venceu o concurso do Centro de Excelência para Inovação Colaborativa da Nasa (CoECI) para desenvolver um emblema para o projeto Nasa In Space Manufacturing Refabricator.
O concurso foi feito em parceria com o portal Freelancer.com e, pelo site, o publicitário Rafael Fontes produziu o logotipo que será utilizado pelos astronautas durante a missão. Rafael competiu com 191 freelancers de todo o mundo e recebeu uma gratificação de US$ 250.
Em 2015, o projeto fez história, enviando a primeira impressora 3D para a Estação Espacial Internacional e fabricando as primeiras peças no espaço. Agora, o “Refabricator”, se esforça para levar este processo além e, por meio de reciclagem de plástico no espaço, reutilizar peças impressas em 3D.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
O desafio para a construção do logotipo consistia em transmitir graficamente o tema-chave da exploração espacial, reciclagem de materiais e fabricação sob demanda. O logotipo será usado de várias maneiras, incluindo apresentações, itens usados pela equipe, como canecas e camisas, e em materiais desenvolvidos para educação e divulgação pública.
O patch criado para o programa foi feito em forma triangular, representando a escotilha de uma cápsula de foguete, fazendo alusão ao universo da exploração espacial. Em segundo plano, o triângulo diz respeito à ideia de reciclagem. No topo do triângulo, há uma ponta listrada apontada para baixo, que simboliza a ponta de uma impressora 3D.
No interior da figura, há a ilustração de um astronauta fazendo malabarismo com as ferramentas que podem ser refabricadas, por meio do equipamento que deverá ser desenvolvido – o Refabricator.
O gesto do astronauta também pode ser interpretado como alguém que diz: “olha tudo o que eu posso fazer no espaço com essa máquina”. As cores azul e verde predominantes remetem também à reciclagem. Já as estrelas representam a excelência na exploração espacial.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!