Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Adega de vinhos instalada em uma parede de cor preta.
Adega Cacho, projeto da Choque Design para a Móveis James, ganhou o Gold Award.| Foto: Divulgação

Entre quase 10 mil projetos, um brasileiro foi coroado pelo iF Design Award 2021 com o iF Gold Award, premiação considerada o "Oscar"do setor mundial: o móvel Cacho Wine Stand, projeto de Dimitri Lociks Cavalcanti de Gusmão e Simone Turíbio Brígido, da Choque Design, de Brasília, para a marca Móveis James, de São Bento do Sul (SC), que trabalha com grandes nomes do design brasileiro.

O móvel é um entre os 75 produtos de todo o mundo contemplado com o troféu iF Gold Award, o mais importante do Design Awards.

Siga a HAUS no Instagram

Multifuncional

Solução prática e funcional para o armazenamento de garrafas de vinhos, a adega é modular, o que a torna versátil e ideal também para pequenos espaços. Inspirada nas curvas dos cachos de uva, na arte modernista brasileira e nas esculturas neoconcretistas de Franz Weissmann , o produto une o funcional com a beleza do escultórico.

Adega Cacho instalada. Foto: Divulgação.
Adega Cacho instalada. Foto: Divulgação.

A Adega Cacho conta com dois tamanhos diferentes, que podem ser usados individualmente ou em conjunto. Pode ser instalada na parede ou no teto, dando liberdade para arquitetos e decoradores em projetos de interiores. Além disso, diz o site da marca, é ideal para quem quer montar uma adega em casa sem ocupar tanto espaço.

Entre os demais projetos brasileiros premiados, destaque para o Edifício Ícaro Jardins da Graciosa, na categoria Residencial. Construído em Curitiba pela incorporadora AG7, no bairro Cabral, o edifício tem projeto do Studio Arthur Casas; é o primeiro projeto na capital paranaense do escritório paulista.

O edifício no Cabral, em Curitiba. Foto: Divulgação.
O edifício no Cabral, em Curitiba. Foto: Divulgação.

Com 21 unidades divididas em três edifícios, as premissas do projeto contemplam ao máximo a privacidade aos apartamentos e o aproveitamento da luz natural.

Integram a lista de ganhadores nacionais, também, os seguintes projetos: Devaneio do Velhaco, da empresa de mesmo nome, com design do StudioBah; LesParc Cluster Set Packaging, da Empire Industries Ltda, por AIM Design e Consultoria Ltda; Think With Google, do Google São Paulo, por Pharus Bright Design; Coletivo PianoVero, da mesma empresa, com design da Lumen, entre os premiados em Comunicação.

 Etta Chair, da Sollos, por Jader Almeida
Etta Chair, da Sollos, por Jader Almeida | Divulgação

Na disciplina Produto, destaque para a Etta Chair, da Sollos, por Jader Almeida; Onna, da empresa homônima do Paraná; Electrolux Pro Series, da Electrolux do Brasil S.A; PitStop, da Score Latin America Consultoria EP, por Grupo Criativo Desenhos Ltda; InCHARGE, do Grupo Sollus, e O&L Smart, da Ozone&Life, ambos por Victor Colhado Atelier; Deca Click, da Duratex-Deca, por Valkiria; Arthur Casas Mixer, da Duratex-Deca, por Studio Arthur Casas; Horizon Sideboard, da Etel, por Azul Arquitetura e Design; Horizon Skyline 80, da Roca Sanitários por João Armentano Arquitetura; MinusA3 Air Purifier, da Rabbit Air por Till Pupak.

 Horizon Sideboard, da Etel, por Azul Arquitetura e Design
Horizon Sideboard, da Etel, por Azul Arquitetura e Design | Divulgação

A Schweppes Premium Drinks, da Coca-Cola Brasil, por Pharus Bright Design; e a Arminda Premium Cachaça, do Grupo Arminda, por Arbo Design foram premiados na disciplina Embalagem. A Electrolux Pure 4X Experience, da Electrolux do Brasil S.A., levou o prêmio na Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês). Em Design de Serviço, a Distributed Radiology, da Philips, foi a premiada. A empresa também recebeu o prêmio na disciplina Interface do Usuário (UI, na sigla em inglês) pelo Patient Flow Capacity Suite – Command Center.

O prêmio

Os ganhadores do iF Design Award em 2021 foram escolhidos por um júri formado por 98 profissionais de todo o mundo, que se reuniram (de maneira remota) durante três dias para definir os vencedores. A avaliação foi um desafio para os envolvidos -- tanto pelo processo 100% digital, como pelo número de inscritos: quase 10 mil.

Foram laureados nas nove disciplinas (Produto, Comunicação, Embalagem, Arquitetura, Design de Interiores, Conceito Profissional, Design de Serviço e User Experience (UX e UI) 1.744 participantes, entre 78 categorias.

Mais uma vez, a cerimônia de premiação, em Berlim, não poderá ocorrer, por conta das medidas ainda impostas pela pandemia de Covid-19. Por isso, o iF está organizando uma campanha global para promover os premiados, que será lançada no dia 10 de maio – o mesmo dia previsto para a cerimônia de premiação.

A lista completa de premiados pode ser vista no site do iF Design.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]