"Oscar" do design

Design

Brasileiros vencem categoria máxima do iF Design Award 2021 e conquistam outros 21 prêmios

HAUS
13/04/2021 14:34
Thumbnail

Adega Cacho, projeto da Choque Design para a Móveis James, ganhou o Gold Award. | Divulgação

Entre quase 10 mil projetos, um brasileiro foi coroado pelo iF Design Award 2021 com o iF Gold Award, premiação considerada o "Oscar"do setor mundial: o móvel Cacho Wine Stand, projeto de Dimitri Lociks Cavalcanti de Gusmão e Simone Turíbio Brígido, da Choque Design, de Brasília, para a marca Móveis James, de São Bento do Sul (SC), que trabalha com grandes nomes do design brasileiro.
O móvel é um entre os 75 produtos de todo o mundo contemplado com o troféu iF Gold Award, o mais importante do Design Awards.
Siga a HAUS no Instagram

Multifuncional

Solução prática e funcional para o armazenamento de garrafas de vinhos, a adega é modular, o que a torna versátil e ideal também para pequenos espaços. Inspirada nas curvas dos cachos de uva, na arte modernista brasileira e nas esculturas neoconcretistas de Franz Weissmann , o produto une o funcional com a beleza do escultórico.
Adega Cacho instalada. Foto: Divulgação.
Adega Cacho instalada. Foto: Divulgação.
A Adega Cacho conta com dois tamanhos diferentes, que podem ser usados individualmente ou em conjunto. Pode ser instalada na parede ou no teto, dando liberdade para arquitetos e decoradores em projetos de interiores. Além disso, diz o site da marca, é ideal para quem quer montar uma adega em casa sem ocupar tanto espaço.
Entre os demais projetos brasileiros premiados, destaque para o Edifício Ícaro Jardins da Graciosa, na categoria Residencial. Construído em Curitiba pela incorporadora AG7, no bairro Cabral, o edifício tem projeto do Studio Arthur Casas; é o primeiro projeto na capital paranaense do escritório paulista.
O edifício no Cabral, em Curitiba. Foto: Divulgação.
O edifício no Cabral, em Curitiba. Foto: Divulgação.
Com 21 unidades divididas em três edifícios, as premissas do projeto contemplam ao máximo a privacidade aos apartamentos e o aproveitamento da luz natural.
Integram a lista de ganhadores nacionais, também, os seguintes projetos: Devaneio do Velhaco, da empresa de mesmo nome, com design do StudioBah; LesParc Cluster Set Packaging, da Empire Industries Ltda, por AIM Design e Consultoria Ltda; Think With Google, do Google São Paulo, por Pharus Bright Design; Coletivo PianoVero, da mesma empresa, com design da Lumen, entre os premiados em Comunicação.
 Etta Chair, da Sollos, por Jader Almeida
Etta Chair, da Sollos, por Jader Almeida
Na disciplina Produto, destaque para a Etta Chair, da Sollos, por Jader Almeida; Onna, da empresa homônima do Paraná; Electrolux Pro Series, da Electrolux do Brasil S.A; PitStop, da Score Latin America Consultoria EP, por Grupo Criativo Desenhos Ltda; InCHARGE, do Grupo Sollus, e O&L Smart, da Ozone&Life, ambos por Victor Colhado Atelier; Deca Click, da Duratex-Deca, por Valkiria; Arthur Casas Mixer, da Duratex-Deca, por Studio Arthur Casas; Horizon Sideboard, da Etel, por Azul Arquitetura e Design; Horizon Skyline 80, da Roca Sanitários por João Armentano Arquitetura; MinusA3 Air Purifier, da Rabbit Air por Till Pupak.
 Horizon Sideboard, da Etel, por Azul Arquitetura e Design
Horizon Sideboard, da Etel, por Azul Arquitetura e Design
A Schweppes Premium Drinks, da Coca-Cola Brasil, por Pharus Bright Design; e a Arminda Premium Cachaça, do Grupo Arminda, por Arbo Design foram premiados na disciplina Embalagem. A Electrolux Pure 4X Experience, da Electrolux do Brasil S.A., levou o prêmio na Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês). Em Design de Serviço, a Distributed Radiology, da Philips, foi a premiada. A empresa também recebeu o prêmio na disciplina Interface do Usuário (UI, na sigla em inglês) pelo Patient Flow Capacity Suite – Command Center.

O prêmio

Os ganhadores do iF Design Award em 2021 foram escolhidos por um júri formado por 98 profissionais de todo o mundo, que se reuniram (de maneira remota) durante três dias para definir os vencedores. A avaliação foi um desafio para os envolvidos -- tanto pelo processo 100% digital, como pelo número de inscritos: quase 10 mil.
Foram laureados nas nove disciplinas (Produto, Comunicação, Embalagem, Arquitetura, Design de Interiores, Conceito Profissional, Design de Serviço e User Experience (UX e UI) 1.744 participantes, entre 78 categorias.
Mais uma vez, a cerimônia de premiação, em Berlim, não poderá ocorrer, por conta das medidas ainda impostas pela pandemia de Covid-19. Por isso, o iF está organizando uma campanha global para promover os premiados, que será lançada no dia 10 de maio – o mesmo dia previsto para a cerimônia de premiação.
A lista completa de premiados pode ser vista no site do iF Design.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!