Design contra o coronavírus

Design

Dispositivo libera desinfetante em forma de bolhas de sabão para crianças se prevenirem da Covid-19

Luan Galani
30/07/2020 16:24
Thumbnail

Imagem: Roca/Divulgação

A edição especial do prêmio "Jump the Gap", da marca espanhola de cerâmicas Roca em conjunto com o Centro de Design de Barcelona, divulgou nesta quinta-feira (30) os cinco projetos finalistas dedicados a novos produtos que atendam às necessidades de higiene, bem-estar e saneamento do pós-pandemia.
Um dos destaques vai para a russa Alina Pshenichnikova, que criou o Bubble Bump, um dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de contágio do coronavírus.
Imagem: Roca/Divulgação
Imagem: Roca/Divulgação
O produto torna o ato de lavar as mãos um jogo, focado principalmente em crianças de 1 a 6 anos, que estão em uma fase da vida em que tudo é explorado com as mãos e que não conseguem lavá-las por 40 segundos, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que se torna um fator de risco no cenário do coronavírus, visto que manter as mãos higienizadas ajuda na prevenção da Covid-19.
Para acioná-lo, basta aproximar as mãos do dispositivo, que automaticamente irá liberar bolhas de sabão contendo desinfetante. Ao estourá-las, as crianças entram em contato com a substância e então é só esfregar as palmas e as costas das mãos.
Imagem: Roca/Divulgação
Imagem: Roca/Divulgação
O Bubble Bump também foi projetado para medir a temperatura corporal sem qualquer contato físico com a criança. Em caso de temperatura fora do normal, o dispositivo alerta o usuário para que procure um médico, a fim de avaliar a saúde do pequeno.
"Apesar de não serem os mais afetados pela Covid-19, as crianças são frequentemente vetores assintomáticos que podem colocar a saúde das outras pessoas em risco", justifica a criadora da invenção no documento de inscrição do prêmio.
 Imagem: Roca/Divulgação
Imagem: Roca/Divulgação

Confira quais são as outras criações finalistas do prêmio da Roca:

  • "E-Tapis" (Hao Wang e Hanyuan Hu, China): limpador de sola de sapato inteligente por meio do uso desinfetante líquido e luz UV;
  • "Lux" (Juan Restrepo, Países Baixos): sistema inteligente de desinfecção para espaços públicos de banheiro por meio de luz UV;
  • "OM" (Rafael Vinader, Espanha): totem sanitário com dispensador automático de gel desinfetante hidro-alcóolico e termômetro infravermelho;
  • "UVClean" (Lidia Grifts, Itália e Ekaterina Epifanova, Rússia):  torneira equipada com uma cabine UV-light para desinfetar objetos como celulares enquanto o usuário lava as mãos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!