Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para crianças é um dos finalistas do prêmio Jump the Gap da espanhola Roca. Imagem: divulgação
Dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para crianças é um dos finalistas do prêmio Jump the Gap da espanhola Roca. Imagem: divulgação| Foto:

A edição especial do prêmio "Jump the Gap", da marca espanhola de cerâmicas Roca em conjunto com o Centro de Design de Barcelona, divulgou nesta quinta-feira (30) os cinco projetos finalistas dedicados a novos produtos que atendam às necessidades de higiene, bem-estar e saneamento do pós-pandemia.

Siga a HAUS no Instagram

Um dos destaques vai para a russa Alina Pshenichnikova, que criou o Bubble Bump, um dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de contágio do coronavírus.

Imagem: Roca/Divulgação
Imagem: Roca/Divulgação

O produto torna o ato de lavar as mãos um jogo, focado principalmente em crianças de 1 a 6 anos, que estão em uma fase da vida em que tudo é explorado com as mãos e que não conseguem lavá-las por 40 segundos, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que se torna um fator de risco no cenário do coronavírus, visto que manter as mãos higienizadas ajuda na prevenção da Covid-19.

Para acioná-lo, basta aproximar as mãos do dispositivo, que automaticamente irá liberar bolhas de sabão contendo desinfetante. Ao estourá-las, as crianças entram em contato com a substância e então é só esfregar as palmas e as costas das mãos.

Imagem: Roca/Divulgação
Imagem: Roca/Divulgação

O Bubble Bump também foi projetado para medir a temperatura corporal sem qualquer contato físico com a criança. Em caso de temperatura fora do normal, o dispositivo alerta o usuário para que procure um médico, a fim de avaliar a saúde do pequeno.

"Apesar de não serem os mais afetados pela Covid-19, as crianças são frequentemente vetores assintomáticos que podem colocar a saúde das outras pessoas em risco", justifica a criadora da invenção no documento de inscrição do prêmio.

 Imagem: Roca/Divulgação
Imagem: Roca/Divulgação

Confira quais são as outras criações finalistas do prêmio da Roca:

  • "E-Tapis" (Hao Wang e Hanyuan Hu, China): limpador de sola de sapato inteligente por meio do uso desinfetante líquido e luz UV;
  • "Lux" (Juan Restrepo, Países Baixos): sistema inteligente de desinfecção para espaços públicos de banheiro por meio de luz UV;
  • "OM" (Rafael Vinader, Espanha): totem sanitário com dispensador automático de gel desinfetante hidro-alcóolico e termômetro infravermelho;
  • "UVClean" (Lidia Grifts, Itália e Ekaterina Epifanova, Rússia):  torneira equipada com uma cabine UV-light para desinfetar objetos como celulares enquanto o usuário lava as mãos.
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]