Design

Cadeira feita com maconha é premiada na Semana do Design de Milão

Gazeta do Povo*
12/04/2019 21:55
Thumbnail

Projeto do alemão Philipp Hainke, cadeira Halo ficou em segundo lugar na premiação. Foto: divulgação

A pesquisa e a experimentação com materiais de origem natural levaram dois dos três prêmios do Salone Satellite, o setor do Salão Internacional do Móvel que reúne os designers de até 35 anos, na Semana de Design de Milão. Neste ano, foram cerca de 550 expositores selecionados para o espaço.
A premiação aconteceu nesta quarta-feira (10). O primeiro lugar ficou com o japonês Kuli-Kuli, que desenvolveu objetos de couro, como carteira, usando a pele da raça bovina que é criada na cidade de Kobe. A carne da raça wagyu, que dá origem ao kobe beef, é considerada uma iguaria, mas o couro do animal costuma ser descartado.
Segundo os organizadores, o trabalho foi premiado “por desenvolver, a partir do material, um sistema de design aplicável em diversas tipologias de produtos”.
Primeiro lugar ficou com peças de couro de kobe beef, do japonês Kuli-Kuli. Foto: divulgação
Primeiro lugar ficou com peças de couro de kobe beef, do japonês Kuli-Kuli. Foto: divulgação
O prêmio se relaciona diretamente com o tema escolhido para o Salone Satellite deste ano, “Food as a Design Object”. O tema serve para indicar tendências aos designers, mas eles não obrigados a aderir à proposta.
No entanto, a criação de materiais, móveis e objetos a partir de ingredientes ou voltados para o ato de se alimentar é uma das tendências desta Semana de Design, que inclui a feira e os mais de mil eventos paralelos que acontecem na cidade italiana.

Cadeiras de cânhamo

Em segundo lugar, ficou o projeto do alemão Philipp Hainke, criador da cadeira Halo, que tem assento e encosto feitos a partir do cânhamo, planta da espécie Cannabis sativa, a mesma da maconha.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Desenvolvido ao longo de dois anos, o material é um composto de fibra, usado na parte externa, de lascas, para o miolo, e de cola de caseína e calcário. “A construção em forma de sanduíche é que dá a estabilidade e a firmeza para o material ser usado na cadeira”, explicou Hainke. Por ser de origem natural, o material é 100% biodegradável.
“Os designers têm que pensar em alternativas. Não acho que vou encontrar alguém na feira interessado em fabricar esse material, não penso nele como um projeto comercial. Minha principal intenção é mostrá-lo como uma das possibilidades para o futuro e como é possível fazer algo que não seja uma ameaça ao planeta“, diz.
Ideia do designer não é ter um projeto comercial, mas pensar possibilidades para o futuro. Foto: divulgação
Ideia do designer não é ter um projeto comercial, mas pensar possibilidades para o futuro. Foto: divulgação
O terceiro lugar ficou com outro japonês, o designer Baku Sakashita, que criou luminárias extremamente delicadas feitas com papel japonês e fios finíssimos de aço.
O Brasil não tem nenhum representante Salone Satellite deste ano.
*Com Folhapress.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!