Diva transparente

Design

Cadeira Louis Ghost completa 20 anos e se prepara para ser o móvel mais ecológico do mundo

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
22/11/2022 20:01
Thumbnail

Cadeira Louis Ghost, em 2012, em produção no Rio de Janeiro que comemorava 10 anos da peça | Kartell

É considerada a mais bem sucedida obra de arte transparente. Um ícone do design mundial que conquistou todos. Todos mesmo. Hoje, com mais de 3 milhões de peças vendidas, a Louis Ghost é a cadeira mais democrática do planeta. "E em dois anos será a mais ecológica", declara o seu criador Philippe Starck, o convidado especial para a festa de 20 anos da aniversariante em uma festa memorável no Teatro Scala de Milão, que aconteceu no dia 16 de novembro. "Hoje, a Louis Ghost é feita já com 60% de policarbonato reciclado. Em 2024, a Kartell já colocará em produção a versão totalmente ecológica".
Cadeira Louis Ghost personalizada por Nuku
Cadeira Louis Ghost personalizada por Nuku
Um seleto grupo de 300 convidados pode apreciar de perto uma pequena mostra fotográfica e protótipos dispostos no templo da lírica italiana. A guru do design, Rossana Orlandi; a fundadora e curadora do Salão Satélite, Marva Griffin; os arquitetos Mario Cucinella, Patricia Urquiola e Fabio Novembre foram homenagear a criação do colega e amigo Philippe Starck. O designer francês e Claudio Luti, o CEO da Kartell, não pouparam elogios ao que eles chamam de primeira peça de design democrático do planeta que custa cerca de 110 euros.  "Digo sempre que a Louis Ghost é mais que uma peça minha. É de todos nós. Coloquei no papel o gosto e as exigências do que nós precisamos em uma cadeira", contou o designer pouco antes do evento com exclusividade para HAUS.
A escolha da comemoração de 20 anos da Louis Ghost no Teatro Scala mostrou que a cadeira de Starck pode ser popular e ao mesmo tempo elitista, sem perder a sua essência de funcionalidade e beleza. "O poder da sua longevidade é justamente sua alma transparente e funcional. É perfeita em casa, como mobília em um hotel de luxo, em um restaurante familiar, em um desfile de moda e até para recepções de autoridades", disse ele que lembrou que até o Papa Bento 16 e a  Rainha Elizabeth foram fotografados sentados na cadeira transparente.
Rainha Elizabeth 2ª sentada em uma Louis Ghost durante desfile de moda de  Richard Quinn
Rainha Elizabeth 2ª sentada em uma Louis Ghost durante desfile de moda de Richard Quinn
Arrisca-se dizer que quase todo mundo já se sentou em uma Louis Ghost. Um dos pontos altos da festa foi a participação de Scala Maria Celeste Losa e Gabriele Corrado que se apresentaram em um balé coreografado por Aksinja Bellone, em que a protagonista indiscutível foi a aniversariante.

O nascimento e o sucesso mundial 

O projeto da Louis Ghost começou a ser concebido por Philippe Starck em 1998, a pedido do restaurante francês Kong. "A inspiração foi na clássica cadeira Luís XV e com Claudio Luti da Kartell trabalhamos muito na criação e produção. Queríamos algo com um estilo inconfundível", relembra o designer. Em 2002, nasce a Louis Ghost: robusta e frágil ao mesmo tempo, transparência sedutora e um valor de mercado acessível. "Explicar porque ela é tão atual e ainda hoje arrasta milhares de fãs: é uma peça que faz parte da memória coletiva. É um modelo que inconscientemente conhecemos", conta rindo o francês com seu bom humor durante a entrevista.
Cadeira Louis Ghost personalizada por B. Wilson
Cadeira Louis Ghost personalizada por B. Wilson
Nestes 20 anos, a Louis Ghost foi vestida pela grife Missoni, decorada com néon pelo designer Piero Lissoni, tatuada pelo artista Nuku e ganhou uma versão Barbie feita exclusivamente para o público infantil. "Eu digo sempre que isso é design democrático", comenta Starck, que acredita que o bom design, a tecnologia e uso de materiais sustentáveis é o caminho para o futuro.
Versão Louis Ghost com a roupagem do ursinho icônico da Moschino, por Jeremy Scott
Versão Louis Ghost com a roupagem do ursinho icônico da Moschino, por Jeremy Scott
A diva em policarbonato, como foi chamada durante anos, prova a teoria do francês de que o uso do plástico é uma alternativa ecológica principalmente se fabricado com material bio e reciclado. Defensor acirrado do slogan "menos é mais'', ele não esconde que em suas casas adota uma decoração democrática. E é claro, a Louis Ghost tem lugar privilegiado.
Cadeira customizada por A. Marras
Cadeira customizada por A. Marras
"Na minha casa em Sintra, temos uma no nosso quarto customizada pela artista plástica Joana Vasconcelos", revela o designer olhando para a mulher Jasmine Abdellatif Starck que prontamente declara em um ótimo português "É a minha favorita".
Cadeira customizada por Accademia Brera
Cadeira customizada por Accademia Brera

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!