Design

Cafeteria adota copo reutilizável feito com casca de café

Gazeta do Povo
09/10/2019 10:45
Thumbnail

Foto: Divulgação

Um cafezinho vai bem a qualquer hora e pode dar aquele up quando precisamos de energia para executar as tarefas do dia. Mas, além de saborosa e energética, a bebida também pode se tornar vilã quando se pensa na quantidade de copos térmicos descartados por quem bebe o café na rua, na correria dos afazeres diários.
Para contribuir com a questão e chamar atenção para o problema, a rede de cafés Think Coffee, de Nova York, passou a trabalhar com copos reutilizáveis. Mais do que isso, os recipientes têm outra característica sustentável: são fabricados a partir de uma composição de 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Batizado de Huskee Cup, o copo térmico tem design sofisticado e ergonômico, marcado pelas “barbatanas” de sua estrutura. Além do efeito estético, elas protegem as mãos do calor da bebida, proporcionando mais conforto ao toque. A tampa e o pires são fabricados a partir do mesmo material e com dimensões que servem aos três tamanhos de copos disponíveis: 180 ml, 240 ml e 360 ml.
Os copos também são produzidos segundo as normas de segurança para alimentos e são livres de Bisfenol A (BPA). O composto é um polímero utilizado na fabricação de mamadeiras, copos infantis, garrafões retornáveis e outras embalagens de alimentos sobre o qual há discussões referentes a sua exposição e absorção pelo organismo. Desde 2012, por exemplo, o Brasil proíbe a importação e fabricação de mamadeiras que contenham Bisfenol A, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sustentabilidade aliada à praticidade

A rede de cafeterias comercializa os copos ao custo de U$ 20 (cerca de R$ 80) e possibilita aos clientes desfrutarem apenas da parte boa de tomar o cafezinho, liberando-os da tarefa de lavar o copo após o consumo. Mas calma, isso não significa reutilizar o copo sujo. Ao voltar à cafeteria, o cliente o entrega no balcão – para que a cafeteria faça a lavagem – e sai com o café quentinho servido em outro dos Huskee Cup já limpos e higienizados.
“Nossa missão é servir o melhor café possível e tornar o mundo um pouco melhor para todos”, diz Jason Scherr, fundador da Think Coffee, no site da marca.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!