Design

Escritório de arquitetura usa papelão para construir ambientes

Eloá Cruz*
22/12/2019 10:59
Thumbnail

A espanhola CartonLab trabalha com ambientes em papelão. Foto: Eric Laignel/CartonLab

Foi em 1972 que o designer e arquiteto Frank Gehry criou uma peça escultural, que até hoje é um ícone do design de móveis modernos: a cadeira Wiggle. Na proposta de utilizar materiais leves e econômicos, ele ousou e desenvolveu a peça em papelão ondulado, colou várias camadas uma sobre a outra e fez com que a cadeira se tornasse forte o suficiente para aguentar o peso, além de muito prática.
O papelão, de maneira geral, não tem a proposta de ser nobre. Pode ser composto por uma, duas ou até três camadas de papel ondulado, o que faz a matéria-prima ficar resistente. Nos estudos de design de produto, o material é utilizado para a produção dos primeiros protótipos e também embalagens. Papelão é de fácil corte e manuseio, mas consegue ser bastante resistente.
A cadeira Wiggle, assinada por Frank Gehry, é fabricada pela Vitra na Europa. A peça original pode ser encontrada pelo equivalente a R$ 3.400 em sites europeus de mobiliário. O móvel curvilíneo é um dos queridinhos da marca, que tem divulgado que a peça “supera com sucesso as fronteiras entre a arte e mobiliário.
A famosa cadeira Wiggle, de Frank Gehry. Foto: divulgação
A famosa cadeira Wiggle, de Frank Gehry. Foto: divulgação

Rápido, resistente e funcional

Rápido, resistente e funcional. Se há quase 50 anos Gehry inovou com o uso do papelão, ainda hoje o uso do material ganha destaque e irreverência. Na Espanha, o estúdio de arquitetura CartonLab, liderado pelos arquitetos Carlos Abadia Suanzes-Carpegna, Ignacio Bautista Ruiz e Pablo García Mora, tem descoberto o enorme potencial do papelão.
“Versátil, resistente, ligeiro e ecológico” foi a descrição usada pelos profissionais para definir a matéria-prima reciclável. Para trabalhar e produzir projetos em excelente padrão de qualidade, o estúdio utiliza ferramentas de fabricação digital, que proporcionam uma ampla rede de produção e execução de projetos.
Desde 2010, a CartonLab atuou para mais de 20 empresas, que vão desde agências de comunicação e organizadores de eventos até instituições de todo o mundo. No portfólio, projetos que vão desde construções de stands tridimensionais a mobiliário como mesas e cadeiras, biombos originais para de limitação de espaços e estantes e balcões para lojas. Todas as peças são pensadas e projetadas de acordo com a necessidade de cada cliente.
A espanhola CartonLab trabalha com ambientes em papelão. Foto: Eric Laignel/CartonLab
A espanhola CartonLab trabalha com ambientes em papelão. Foto: Eric Laignel/CartonLab
Como é tudo feito em papelão, os projetos são 100% recicláveis e reutilizáveis. “Todos os nossos projetos são rápidos, resistentes e funcionais; fáceis de transportar, armazenar e montar. Não são necessárias peças auxiliares para montagem que geram ruídos ou resíduos contaminantes”, defende a marca.
Como são fáceis de montar e desmontar, toda a estrutura desenhada em papelão é feita em sistemas de encaixe resistentes. O envio das peças é feito em pranchas, facilitando a logística de entrega, garantindo também a reutilização das peças quando necessário.
Para a marca, as peças de papelão são uma forma inovadora de entender o mundo dos eventos. É respeitosa e ecológica com o meio ambiente e tem surpreendido visitantes com soluções exclusivas.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!