Design

Cazaquistão vai construir casa cilíndrica com árvore em seu interior

Luan Galani
02/04/2016 00:30
Thumbnail

Casa tubular traz árvore de 10 metros para dentro. Fotos: A.Masow Architects/Divulgação

Uma árvore de aproximadamente 10 metros de altura está no centro da casa conceitual projetada pelo arquiteto cazaque Aibek Almassov. A morada tubular e transparente já existe no papel desde 2013, mas só agora encontrou apoiadores e investidores dispostos a entrar de cabeça na ideia. A construção deve sair até 2017 na cidade de Almaty, no Cazaquistão.
LEIA MAIS
Ao integrar a árvore viva ao interior da casa e torná-la a espinha dorsal visual do desenho, o projeto eleva a um novo patamar a questão cada vez mais presente da harmonia arquitetônica com o meio ambiente. “O objetivo é oferecer uma alternativa à vida agitada da cidade”, conta o arquiteto em entrevista ao Dezeen. “Quisemos combinar as capacidades do design industrial moderno com a riqueza e beleza da natureza.”
A morada conceitual também chama atenção por valorizar a paisagem. Sua pureza estrutural de madeira, metal e vidro torna qualquer ponto do espaço um local apropriado para admirar a vista.
Almassov ainda compara a escada espiral que conecta os quatro pavimentos a uma viagem espiritual: “Subir as escadas nessa casa incomum,é bem parecido com os estágios de purificação”, brinca o arquiteto.
O interior tende ao minimalismo para não roubar o protagonismo da natureza de onde a residência estiver. O escritório de Almassov ainda não revelou maiores detalhes técnicos sobre a residência.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!