Maior feira de tecnologia do mundo

Design

CES 2022 tem TV sem fio, computador dobrável e lâmpada que monitora o sono

Luan Galani
06/01/2022 18:45
Thumbnail
A CES 2022 (Consumer Electronics Show, na sigla em inglês), maior feira de tecnologia do mundo, voltou a acontecer de forma presencial em Las Vegas neste ano e segue a todo vapor até domingo (8) com uma série de lançamentos das principais empresas do setor. Ao todo participam 2,3 mil companhias e startups.
O evento, que começou nesta quarta-feira (5), sofreu algumas baixas com a saída da Microsoft e da Intel, que preferiram não se arriscar frente a variante Ômicron do novo coronavírus. Mesmo assim, novos produtos foram apresentados e estão dando o que falar, como uma TV portátil e sem fio, uma coleira inteligente para cachorros e um controle remoto que dispensa pilhas e que pode ser recarregado por Wi-Fi. Confira esses e outros lançamentos de tecnologia para casa!

"Tela portátil" permite ver TV em qualquer parede

A Samsung anunciou o lançamento de uma "tela portátil", chamada de The Freestyle. O aparelho é, na verdade, um projetor que não precisa de tela e que varia seu tamanho entre 30 e 100 polegadas, dependendo da distância em que for posicionado. Mas sempre com resolução Full HD. O dispositivo funciona como uma smart TV com sistema Tizen, oferecendo aplicativos de streaming e todos os principais recursos de conectividade. O lançamento estará disponível no Brasil ainda este ano. O preço não foi divulgado.

Lâmpada que monitora o sono

Esqueça os relógios ou pulseiras inteligentes que monitoram a qualidade do sono. A Sengled decidiu incorporar isso na lâmpada do seu quarto. O produto utiliza um radar de onda contínua (FMCW, na sigla em inglês) que, em conjunto com uma inteligência artificial, é capaz de medir a qualidade do sono, a média dos batimentos cardíacos e a temperatura corporal. Os dados são sincronizados no aplicativo da empresa e a luz muda de cor para alertar mudanças nas medidas padrões. A lâmpada pode até indicar quando alguém cai e, ao ligar várias dela, o sistema cria um mapa virtual da casa. A previsão de lançamento é para o final de 2022.

TVs gigantes de até 136 polegadas

Novos modelos de TV chegam a ter até 136 polegadas.
Novos modelos de TV chegam a ter até 136 polegadas.
A maior TV OLED já produzida foi apresentada pela LG, que este ano foca nos aparelhos premium. A linha principal é a G2, que é mais avançada por conseguir alcançar picos de brilho elevados. Para isso, os produtos trazem uma dissipação de calor mais eficiente. Sem falar no novo material de um composto de fibras, que torna a TV mais leve e mais sustentável.
A versão massiva de 136 polegadas é de uma smart TV com painel micro LED que promete pixels pretos mais escuros e exibe imagens em resolução 4K HDR.

Coleira inteligente

A Smart Dog Collar monitora a saúde do pet por meio de sinais como frequência cardíaca e respiratória. O produto também acompanha a atividade do bicho, identificando se ele está andando ou correndo, por exemplo. As informações são enviadas para um aplicativo que avalia quando é preciso ter atenção com o estado de saúde do animal.
A Invoxia, responsável pelo dispositivo, diz que ele tem pequenos sensores e é indicado para cachorros de médio e grande porte. A coleira também permite saber a localização do cachorro e receber notificações caso ele tenha saído de uma área pré-definida, como o terreno de uma casa. O acessório começará a ser vendido nos próximos meses.

Smart TV sem fio que "passeia" pela casa

A LG anunciou também uma smart TV compacta que pode ser levada para qualquer ambiente da casa. O televisor tem bateria interna que promete autonomia de até três horas e, por isso, não precisa de fios. Chamada de "StanbyMe", a TV tem tela de 27 polegadas, é instalada em um pedestal e pode ser inclinada em diversas posições.

Controle remoto que não usa pilha

Outro lançamento da Samsung é a nova versão Eco Remote, um controle remoto que não precisa de pilha. Em vez disso, ele pode ser carregado a partir de sinais de radiofrequência, como Wi-Fi.

JBL Pulse 5: show de luzes

A JBL Pulse 5 é uma caixa de som que oferece sonoridade em 360º com um show de luzes de LED que piscam em sincronia com a música. Ela oferece 12 horas de reprodução com uma única carga, tem classificação IPX67 (contra água e poeira) e vem com uma corda que possibilita levá-la a locais como praia e piscina. O aparelho estará disponível entre junho e setembro de 2022 a partir de 249 euros (R$ 1,5 mil).

Robô estante

Um robô com direção autônoma que funciona como uma estante: essa é a proposta da Labrador Systems, empresa responsável por dois dispositivos que ajudam em algumas tarefas domésticas. Eles têm rodas e sensores nas quatro laterais para chegarem aos pontos definidos pelos usuários sem esbarrar em nada. A movimentação é feita por meio de ações no aplicativo da empresa ou comandos de voz.

Primeiro laptop dobrável com tela OLED do mundo

A Asus também aproveitou o evento para anunciar seus novos computadores. São três novos modelos de notebooks, mas o destaque fica com o Asus Zenbook 17 Fold OLED (UX9702), o “primeiro laptop dobrável com tela OLED do mundo”. O dispositivo pode ser usado tanto como um tablet quanto como um notebook — ou até mesmo um “desktop”. Toda essa versatilidade é garantida pela tela flexível.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!