Higiene das mãos

Design

Concurso de design busca soluções criativas para combater o coronavírus

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
08/04/2020 11:00
Thumbnail

Como o design pode ajudar a prevenir o coronavírus. | Divulgação

Lavar as mãos com sabão é uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para se proteger e proteger os outros contra o coronavírus. E muitas outras doenças infecciosas.
Em meio a repetidos apelos das autoridades, higienizar as mãos passou a ser vital na nossa rotina. E para incentivar o mundo a incorporar esse hábito "são", a agência inglesa Bompas & Parr, especializada em design multissensorial, lançou o concurso Fountain of Hygiene para profissionais do ramo e jovens talentos. O objetivo: criar um produto acessível, útil e, é claro, bonito que nos lembre e nos incentive a lavar as mãos.
"Vale quase tudo. Desde dispensers e saboneteiras até embalagens para conservar lenços umedecidos e frascos para álcool gel antisséptico", esclarece  Sam Bompas, um dos sócios e diretores da Bompas & Parr, e também idealizador da iniciativa.
As inscrições da competição foram encerradas no último domingo, dia 5 de abril e cerca de 200 projetos foram apresentados. "Recebemos propostas das mais variadas. Peças engenhosas, luxuosas, inovadoras e que podem ser usadas em casa ou espaços públicos" conta o Sam Bompa, que com o auxílio de um júri de profissionais gabaritados, irá anunciar online,  no próximo dia 15 de abril, os melhores melhores trabalhados.
Os 8 finalistas, um para cada categoria que vai desde design industrial, luxo, sustentabilidade e design para infância, terão suas propostas prototipadas e as peças serão levadas a leilão pela Christie's com a renda revertida para a Cruz Vermelha Britânica.
Os trabalhos selecionados, que a princípio seriam expostos no Design Museum de Londres, estarão disponíveis para a apreciação do público, a partir do dia 22 de abril até meados de maio, em um galeria online. Entre os jurados, Jules Chappell, da agência de promoção e desenvolvimento da prefeitura da capital inglesa, Deb Pellen, diretora global de inovação da Bacardi, o arquiteto Harry Parr, entre outros profissionais. "Reduzir o impacto físico, social e econômico da Covid-19 não será uma tarefa nada fácil. E o design tem um papel importante na solução de problemas do nosso dia-a-dia, inclusive em momentos como o que estamos vivendo", observa Tim Marlow, diretor do Design Museum de Londres e um dos jurado do concurso Fountain of Hygiene.
As peças premiadas serão exibidas, sem data ainda confirmada, no museu londrino assim que a instituição de design puder reabrir suas portas. "É sempre melhor promover ações construtivas e que possam ajudar de alguma maneira do que simplesmente espalhar o pânico. E o design é uma dessas ferramentas que vai em busca de resultados, soluções e de beleza", compelta Marlow.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!