Desenvolvimento sustentável

Design

Concurso internacional soma 17 mil euros em prêmios para projetos alinhados à Agenda 2030 da ONU

HAUS
13/05/2021 15:03
Thumbnail
A Roca, líder mundial em produtos para banheiros, abriu as inscrições da 10ª edição do jumpthegap®, seu concurso internacional de design que pagará em total de 17 mil euros em prêmios.
Tendo a pandemia da Covid-19 como pano de fundo, a proposta desafia arquitetos e designers de todas as partes do globo a pensarem soluções para banheiros que abordem ou apresentem avanços em relação às metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
“O conceito de ‘futuro’ mudou. Há novos desafios trazidos pela pandemia, enquanto outros são de crescente e vital importância, como preservar o planeta, apoiar sua diversidade ou combater desigualdades. O jumpthegap® evoluiu para responder mais diretamente a essas questões, buscando ideias que sejam tecnologicamente viáveis, que forneçam valor agregado à inovação e mostrem diversidade, sustentabilidade, atemporalidade e adaptabilidade – valores que sempre fizeram parte do DNA da Roca”, enfatiza Marc Viardot, diretor de marketing e design corporativo do Grupo Roca, em nota.

O concurso

Organizado em colaboração com o Barcelona Centro de Design (BcD), o concurso está dividido em quatro categorias: Wellness & Health (Bem-Estar e Saúde), para projetos que proporcionem novos níveis de conforto e tranquilidade para os usuários e clientes, promovendo equilíbrio e harmonia; [Un]neutral design (Design Neutro), englobando projetos que abordem, de forma perspicaz e significativa, a diversidade corporal e a ampla variedade de capacidades exibidas pelos seres humanos, bem como facilitando a vida independente através de novos recursos criativos de suporte pessoal; Water & Energy (Água e Energia), para projetos que promovam o uso inteligente e consciente dos recursos naturais; e Crisis & Emergency (Crise e Emergência), que busca por soluções que abordem um contexto de crise permanente e emergência com a ajuda de materiais e tecnologias flexíveis, viáveis e replicáveis.
A participação pode ser individual ou em dupla e, para se inscrever, os interessados devem enviar os projetos pelo site do concurso até o próximo dia 3 de junho. Os trabalhos passarão por uma pré-seleção feita pelos representantes do Roca Design Centre e do Roca Global Innovation Hub para, então, serem encaminhados à avaliação do júri (composto por nomes renomados, como o arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker de 2014), que ocorrerá em duas etapas: de 16 a 27 de junho e de 28 de junho a 4 de julho.
Os vencedores serão anunciados no dia 6 de julho, em cerimônia virtual. O vencedor de cada categoria receberá dois mil euros como prêmio. Já os 1º e 2º colocados dentro cada tema proposto serão premiados com 500 euros cada. Haverá, ainda, um grande prêmio de cinco mil euros para o projeto ‘Best of the Best’, selecionado entre os quatro vencedores.
O calendário da premiação seguirá até 2022 por meio de uma série de mesas-redondas e debates que irão explorar soluções inovadoras para um futuro mais sustentável - o que irá incluir a apresentação dos projetos vencedores.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!