Conheça 7 tecnologias sustentáveis para 2016

Inovações estão em exposição na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas

O dispositivo Jaq MyFC carrega o celular sem precisar ligá-lo na tomada. Graças a uma combinação de sal, água e óxido de metal, que produz hidrogênio, e uma célula combustível que converte a substância em energia. Foto: Jaq MyFC/Divulgação

por Luan Galani

08/01/2016

compartilhe

Vem novidade por aí. A CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que acontece até sábado (9) em Las Vegas, nos Estados Unidos, apresenta diversas novidades para o setor.

A alemã Deutsche Welle selecionou as principais tecnologias sustentáveis em exposição, que podem ser adotadas por grandes empresas em 2016.

1-Cozinhar com o sol

Closed_w_food_752f873b-c401-494f-8ebf-b54c9051e4a6_1024x1024

Foto: GoSun Stove/Divulgação

O fogão GoSun Stove parece um grill elétrico, mas passa longe da eletricidade: funciona apenas com energia solar. As células fotovoltaicas do produto aquecem os tubos internos e a temperatura pode chegar a 200 graus Celsius. De acordo com a empresa fabricante, uma refeição para oito pessoa leva em média uma hora para ficar pronta.

2-Ducha inteligente

Image-fond-planche-3

Foto: Hydrao/Divulgação

A empresa francesa Hydrao criou um novo chuveiro que ajuda na economia de água na hora do banho. Quando o limite de 50 litros é alcançado, uma luz vermelha acende para alertar sobre o consumo. No fim do banho, ele registra quanta água foi consumida. Detalhe: a energia necessária para acender a luz é gerada pelo próprio fluxo de água.

3-Carro esportivo elétrico

Foto: Faraday Future/Divulgação

Foto: Faraday Future/Divulgação

O design futurista do FFZERO1 lembra uma mistura entre o Batmóvel e um carro de corrida. O veículo da empresa Faraday tem motor elétrico e funciona sem emitir gases poluentes. Porém, vai levar um tempinho até podermos vê-lo nas ruas.

4-Central elétrica de bolso

8c86b59d696634b3_800x800ar

Foto: Jaq MyFC/Divulgação

O dispositivo Jaq MyFC funciona como uma centra elétrica em miniatura, que carrega o celular sem precisar ligá-lo na tomada. O pulo do gato está na própria tecnologia: uma combinação de sal, água e óxido de metal, que produz hidrogênio, e uma célula combustível que converte a substância em energia.

5-Geladeira inteligente

Gadget Show Samsung

Foto: Family Hub Refrigerator/Samsung/Divulgação

Você sabe o que tem dentro da sua geladeira? Sabe se o queijo está na validade? E o leite? Já acabou? A nova geladeira da Samsung sabe disso tudo. Do lado de fora, uma tela gigante, e dentro, uma câmera que pode ser acessada pelo celular. Um scanner de código de barras fornece informações sobre a validade dos produtos, o que ajuda a evitar o desperdício.

6-Supercafeteira ecológica

bonaverde-1-970x646

Foto: Bonaverde/Divulgação

A cafeteira alemã da empresa Bonaverde não passa apenas café. Ela torra e mói os grãos. O proprietário pode comprar grãos de café ainda verdes diretamente de agricultores conveniados à empresa. A iniciativa beneficia o meio ambiente, pois elimina intermediários na torra e reduz o consumo de recursos para o transporte dos produtos.

7-Lambreta elétrica

gogoro_kiosk

Foto: Gogoro/Divulgação

Até agora, as motocicletas elétricas da empresa Gogoro são encontradas principalmente em Taiwan, mas em breve elas devem chegar também à Europa. O princípio deste veículo de emissão zero é diferente dos carros elétricos comuns: em vez de ficar horas recarregando as baterias, o motorista pode simplesmente trocar a bateria vazia por outra carregada em estações especiais da Gogoro.

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você