Design

Conheça 7 tecnologias sustentáveis para 2016

Luan Galani
08/01/2016 16:17
Thumbnail

O dispositivo Jaq MyFC carrega o celular sem precisar ligá-lo na tomada. Graças a uma combinação de sal, água e óxido de metal, que produz hidrogênio, e uma célula combustível que converte a substância em energia. Foto: Jaq MyFC/Divulgação

Vem novidade por aí. A CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que acontece até sábado (9) em Las Vegas, nos Estados Unidos, apresenta diversas novidades para o setor.
A alemã Deutsche Welle selecionou as principais tecnologias sustentáveis em exposição, que podem ser adotadas por grandes empresas em 2016.
1-Cozinhar com o sol
O fogão GoSun Stove parece um grill elétrico, mas passa longe da eletricidade: funciona apenas com energia solar. As células fotovoltaicas do produto aquecem os tubos internos e a temperatura pode chegar a 200 graus Celsius. De acordo com a empresa fabricante, uma refeição para oito pessoa leva em média uma hora para ficar pronta.
2-Ducha inteligente
A empresa francesa Hydrao criou um novo chuveiro que ajuda na economia de água na hora do banho. Quando o limite de 50 litros é alcançado, uma luz vermelha acende para alertar sobre o consumo. No fim do banho, ele registra quanta água foi consumida. Detalhe: a energia necessária para acender a luz é gerada pelo próprio fluxo de água.
3-Carro esportivo elétrico
Foto: Faraday Future/Divulgação
Foto: Faraday Future/Divulgação
O design futurista do FFZERO1 lembra uma mistura entre o Batmóvel e um carro de corrida. O veículo da empresa Faraday tem motor elétrico e funciona sem emitir gases poluentes. Porém, vai levar um tempinho até podermos vê-lo nas ruas.
4-Central elétrica de bolso
O dispositivo Jaq MyFC carrega o celular sem precisar ligá-lo na tomada. Graças a uma combinação de sal, água e óxido de metal, que produz hidrogênio, e uma célula combustível que converte a substância em energia. Foto:  Jaq MyFC/Divulgação
O dispositivo Jaq MyFC carrega o celular sem precisar ligá-lo na tomada. Graças a uma combinação de sal, água e óxido de metal, que produz hidrogênio, e uma célula combustível que converte a substância em energia. Foto: Jaq MyFC/Divulgação
O dispositivo Jaq MyFC funciona como uma centra elétrica em miniatura, que carrega o celular sem precisar ligá-lo na tomada. O pulo do gato está na própria tecnologia: uma combinação de sal, água e óxido de metal, que produz hidrogênio, e uma célula combustível que converte a substância em energia.
5-Geladeira inteligente
Você sabe o que tem dentro da sua geladeira? Sabe se o queijo está na validade? E o leite? Já acabou? A nova geladeira da Samsung sabe disso tudo. Do lado de fora, uma tela gigante, e dentro, uma câmera que pode ser acessada pelo celular. Um scanner de código de barras fornece informações sobre a validade dos produtos, o que ajuda a evitar o desperdício.
6-Supercafeteira ecológica
A cafeteira alemã da empresa Bonaverde não passa apenas café. Ela torra e mói os grãos. O proprietário pode comprar grãos de café ainda verdes diretamente de agricultores conveniados à empresa. A iniciativa beneficia o meio ambiente, pois elimina intermediários na torra e reduz o consumo de recursos para o transporte dos produtos.
7-Lambreta elétrica
Até agora, as motocicletas elétricas da empresa Gogoro são encontradas principalmente em Taiwan, mas em breve elas devem chegar também à Europa. O princípio deste veículo de emissão zero é diferente dos carros elétricos comuns: em vez de ficar horas recarregando as baterias, o motorista pode simplesmente trocar a bateria vazia por outra carregada em estações especiais da Gogoro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!