Design

Conheça a escultura que produz até 4 bilhões de litros de água potável

HAUS
04/09/2016 22:55
Thumbnail

Neste ano, a iniciativa vai englobar soluções para a cidade de Santa Mônica, na Califórnia, estado norte-americano que sofre com secas prolongadas. Foto: Reprodução

Um tubo gigante capaz de gerar mais de quatro bilhões de litros de água potável a partir da água do mar. É o que o escritório Khalili Engineers, baseado em Vancouver, no Canadá, propõe para a “Land Art Generator Initiative” (LAGI) deste ano, uma iniciativa que convida a comunidade a propor ideias que gerem energia limpa e/ou água potável para cidades específicas. A locação desta edição é Santa Mônica, no estado norte-americano da Califórnia, que sofre com secas prolongadas que já chegaram a durar mais de quatro anos.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A escultura proposta pelo escritório mescla arquitetura, design, arte e tecnologia. Painéis solares revestem toda a estrutura e fornecem energia para bombear água do mar para dentro de seus filtros. Ali, um sistema eletromagnético promove a dessalinização e a limpeza, separando sais e impurezas, e dando origem a cerca de 4,5 bilhões de litros de água potável que podem ser bombeados para a costa. Além da água potável, o sistema também é capaz de produzir água com 12% de salinidade, para ser usada em banhos termais e, posteriormente, redirecionada ao oceano.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
E a estrutura não servirá apenas para a dessalinização da água. O objetivo do escritório é fazer do tubo também um lugar de contemplação, de onde seja possível aos visitantes admirar a paisagem em vistas panorâmicas. Os vencedores desta edição da “Land Art Generator Initiative” serão anunciados em outubro.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!