Dunas e Veredas

Design

Couro é estrela em novas coleções de móveis assinadas por Jayme Bernardo

Sharon Abdalla
28/04/2022 14:32
Thumbnail

Jayme Bernardo e Dieedro assinam novas coleções de mobiliário para a Salva

Uma das matérias-primas mais nobres, duráveis e atemporais, o couro é a grande estrela das duas novas coleções de mobiliário apresentadas pela Salva, empresa gaúcha do grupo Minuano. Ela escolheu Curitiba, mais especificamente o aquário do Museu Oscar Niemeyer (MON), para lançar a Dunas e a Veredas em evento exclusivo para imprensa e lojistas realizado na última terça-feira (26), com a presença do arquiteto Jayme Bernardo, que assina ambas as coleções pela Dieedro, sua marca própria de design.
“Fechamos essa parceria com o Jayme tanto pelo alcance de seus projetos, não só no Brasil como internacionalmente, mas, principalmente, pelo seu olhar. Na busca por criar projetos realmente únicos e com um senso crítico afiado, conseguimos, juntos, entregar linhas que irão encantar as casas mundo afora”, celebra Thiago Enzweiler, diretor da Salva.
"Além da modernidade, eu quis trazer as curvas, a brincadeira com os materiais, especialmente o couro, que é a expertise da Salva, explorando ao máximo suas possibilidades nos pespontos, costuras e drapeados. É uma coleção madura, que foi muito estudada ao longo de dois anos de trabalho", acrescenta Jayme Bernardo.

As coleções

O resultado são duas coleções que apresentam móveis com traços minimalistas, porém com forte apelo estético proporcionado pelos drapeados, pelo desenho das bases das mesas e assentos e pela possibilidades de customização - nas cores dos couros e metais - e diferentes formas de composição das peças.
A coleção Dunas, inspirada nas formações arenosas ondulares desse tipo de relevo, por exemplo, é composta por dois modelos de mesas modulares que podem ser dispostas em conjunto ou separadamente, como mesa lateral, de centro ou aparador.
As diferentes alturas ainda permitem que se brinque com os volumes e dão dinamismo às peças, convidando à atualização da disposição e função dos móveis pelos ambientes. A mescla de materiais - couro, metal e pedras brasileiras - é outro de seus destaques.
A coleção Veredas, por sua vez, teve como inspiração o clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e tem na sinuosidade de suas formas seu principal atributo. Ela aparece nos braços e assentos dos sofás, poltronas e chaises e no drapeado do couro presente no encosto das peças, que acrescenta textura ao toque macio da pele natural.
“Veredas tem uma ligação muito forte com a arquitetura dos anos 1970 e 1980, trazendo muito do desenho característico daqueles anos. Muito da brasilidade percebida na coleção é fruto da curva da arquitetura somada à curva sensual do design”, aponta Jayme.
As peças estarão disponíveis para venda em lojas representantes exclusivas por todo Brasil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!